sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Capela de São Benedito realiza festejo em homenagem ao Santo




A Capela de São Benedito, localizada na Fábrica São Luís (Madre Deus), está organizando homenagem ao santo católico padroeiro da capela com programação que abrange levantamento de mastro, ladainha, procissão e rodas de Tambor de Crioula e, por fim, a derrubada do mastro. O festejo inicia no próximo sábado (31) e segue até o dia 09 de setembro, tendo como ponto alto o dia 06 para celebrar o Dia Municipal do Tambor de Crioula. 
Amanhã, 31 de agosto, a festa tem início a partir das 17 horas, com o levantamento do mastro, seguido de salva das caixeiras do Divino Espírito Santo e uma roda de Tambor de Crioula. A programação volta no dia 06 de setembro (sexta-feira), data em que se comemora o Dia Municipal do Tambor de Crioula, com uma procissão que sairá da Capela, às 17h, e percorrerá as ruas do bairro Madre Deus.
De volta para a capela, haverá entoação de ladainha e, em seguida, uma grande roda de Tambor de Crioula, fechando a noite em clima especial sob as bênçãos de São Benedito. Para encerrar, no dia 9 a programação destaca a Derrubada do Mastro, também às 17h, com ladainha e roda de Tambor de Crioula.
Segundo Rosa Barbosa, responsável pela programação na Capela de São Benedito, o festejo já acontece há cinco anos e a novidade deste ano fica pelos enfeites do Mastro, que no lugar de frutas, terá alimentos não perecíveis. “Eu recebi esta orientação por um sonho, que São Benedito me mostrava os alimentos, como arroz, feijão, farinha, macarrão entre outros, enfeitando o Mastro”, justificou Rosa. Segundo ela, um Mastro enfeitado com alimentos é algo pioneiro, sendo que tradicionalmente, o objeto é adornado com frutas. 
A Capela de São Benedito foi inaugurada em 2007, ano em que o Tambor de Crioula foi reconhecido como Patrimônio.

DIA MUNICIPAL DO TAMBOR DE CRIOULA
A lei nº 4.349 de 2004 propôs a inclusão do dia 6 de setembro no calendário oficial de eventos como o Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus brincantes. A manifestação, um dos ícones da cultura maranhense, foi reconhecida em 18 de junho de 2007, como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro.


Fotos: Lauro Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário