segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Além das letras





O e-book, forma popular e barata de ler um livro vem atraindo cada vez mais adeptos em função do fácil acesso à Internet. O livro digital é um dispositivo de armazenamento de baixo custo e que pode ser vendido e/ou disponibilizado para download em alguns portais de Internet gratuitos.
Até para os mais tradicionalistas que não veem os livros digitais com “bons olhos” e preferem os livros de papel, a ideia vem agradando. Para alguns escritores o resultado que isso proporciona pode ser bem positivo se for levado em conta o alcance das suas obras e o barateamento da divulgação dela.
Quem conheceu esse mercado e está apostando nele é o professor doutor do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, Marcos Fábio Belo Matos. Autor de 10 livros, entre científicos e literários, Marcos Fábio vê nessa modalidade uma forma do trabalho tomar uma proporção muito maior de divulgação. “Eu sou de uma época em que livro é para ser folheado. Tenho dificuldade em ler textos muito grandes na Internet. Agora se são mais curtos eu já tenho facilidade”, diz o escritor.
Marcos Fábio faz parte de um elenco de 15 autores que estão participando como contistas da coletânea virtual Quinze Contos+, um projeto de publicação de novos autores brasileiros, produzido pela maranhense Helena Frenzel, editora brasileira e hoje radicada na Alemanha.
O professor escreveu O Piano, a história de um homem que se apaixona por uma pianista que tocava na igreja. O conto demorou 13 anos para ser concluído e o convite que recebeu de Helena por intermédio do escritor e professor da Faculdade Atenas Maranhense, José Neres, foi prontamente aceito. “Só eu já mandei o link do livro para umas mil pessoas, então acho que essa modalidade tem um alcance muito maior. Além disso, essa série, de iniciativa da Helena, está proporcionando que novos autores sejam conhecidos e tenham seus trabalhos divulgados”, afirma Marcos Fábio.
Outra vantagem que ele vê é a rapidez da leitura. “O conto era visto antes como um embrião do romance. O escritor Machado de Assis se utilizava dele para ir desenvolvendo suas histórias. Hoje ele  ganhou tal dimensão que se firmou como uma narrativa rápida. É a narrativa dos tempos modernos. Uma coletânea como essa, de 15 contos, você pode ler logo, é rápido, ou baixar para ler depois”, comenta Marcos Fábio.
Sobre O Piano, ao contrário do que fazem outros autores, o título veio primeiro, em 1998. 13 anos depois veio a inspiração. “Eu sabia que tinha que escrever sobre piano. A história estava amadurecendo e finalmente veio a conclusão. Depois dele já escrevi a continuação sobre o reencontro do homem com a pianista e agora o pessoal está me cobrando que eles se conheçam (risos), diz o professor. Ele ainda garante que hoje as redes sociais o ajudam a divulgar seus trabalhos literários, tanto que agora, já está em dúvida se seu próximo livro, o conto intitulado Contos Cáusticos, será publicado pelas vias tradicionais, ou pela Internet.
“Um livro tem um custo muito alto. Eu já estou com o livro pronto, falta só o prefácio. Mas estou pensando em como vou fazer para publicá-lo, se fisicamente ou virtualmente, ou os dois, porque uma coisa não invalida a outra. Mas o e-book é um mercado em expansão. Tem gente que se dedica mesmo a isso e tem trabalhos lindos na Internet”, afirma o escritor.
Experiência digital
Além de Marcos Fábio e de Helena Frenzel, idealizadora do projeto, outro maranhense que está participando é o professor de Letras José Neres com o conto O Brinde. José Neres foi convidado por já ter vários  trabalhos na Rede e ser autor de 14 livros, entre eles, Negra Rosa & Outros Poemas, 50 Pequenas Traições, Restos de Vidas Perdidas e Estratégias para Matar um Leitor em Formação. O professor mantém em seu blog pessoal vários livros digitais e a revista virtual ilhavirtualpontocom.
A  coletânea  15 Contos+ está em seu  o  primeiro   volume  e segundo Helena Frenzel é uma iniciativa sem fins lucrativos com o objetivo de destacar, a cada ano, textos de autores independentes que publicam na Internet. “Ao fazer isso, esperamos tornar-nos boa referência para quem gosta do gênero conto ou se dedica à arte de contar, divulgando bons trabalhos de autores brasileiros, amadores ou profissionais, ainda pouco conhecidos do público leitor em geral”, diz ela.
O e-book 15 Contos+ está disponível no endereço http://quinzecontosmais.blogspot.com.br/ e pode ser lido em formato PDF (versão reduzida), visualizado como e-book ou como doc simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário