sábado, 7 de janeiro de 2017

Pré-carnaval na Ilha neste sábado


 Enquanto o período oficial das folias de Momo não chega, há diversas prévias carnavalescas na cidade nos finais de semana. Na rua ou em espaço fechado, festas gratuitas ou pagas, não faltarão opções para o folião. Além da Madre Deus, onde comumente os blocos fazem seus ensaios, outros blocos oferecem o autêntico carnaval de rua e uma delas é a Bicicleta do Samba (foto acima) que começa uma nova temporada neste sábado (7).
Serão dois meses de muita diversão até os três dias oficiais do Carnaval, levando um grande número de foliões ao seu QG na Rua do Egito, nas proximidades da Praça João Lisboa, um dos pontos turísticos pitorescos da grande São Luís. Em seu sétimo ano, o bloco se estenderá durante todos os sábados até o carnaval, alegrando a multidão entre sambas de raiz e canções populares, sempre a partir das 17h, com a brincadeira novamente realizando a sua tradicional pedalada às 21h, nas ruas do Centro Histórico da capital.
Segundo o idealizador do projeto, o jornalista Gutemberg Bogéa, a brincadeira nasceu em uma confraternização e hoje é umas das referências carnaval em São Luís.
Para este ano a Bicicletinha, como ficou conhecida, leva para a população o tema: Bicicleta do Samba – 7 Anos de Tradição e Folia, revelando a forma de se fazer carnaval da turma de sambistas do grupo, relembrando sucessos musicais do samba, marchas e frevos cantados nas vozes de artistas como Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Alcione, Beth Carvalho, João Nogueira, Zeca Pagodinho, Chico Buarque, entre outros nomes consagrados.
No repertório uma sequência de belos sambas-enredos que passeiam pelo carnaval carioca e maranhense. tais como Deixa me encantar (Portela); A minha alegria atravessou o mar e Festa profana (União da Ilha do Governador), Vira virou e Chuê Chuá, as águas vão rolar (Mocidade Independente de Padre Miguel), assim como sambas de escolas maranhenses como, Haja Deus e Foi Dã que deu origem a Daomé (Flor do Samba), Praia Grande, Poema Sujo e Alcântara Atlântida (Turma do Quinto), São Luís de Magia, Mistérios e Glórias (Favela do Samba), entre outras.
Para Gutemberg Bogéa, as novas tendências musicais também enriquecem a cultura musical brasileira. “Não podemos taxar os ritmos que surgem nas novas tendências da juventude, como músicas que depreciam a cultura ou a moral. Essa é a nova forma de se criar e brincar carnaval, ouvindo forró, sertanejo e outros ritmos; tudo é válido e só tem a acrescentar”, comenta.
Novidades - Para este ano o Bloco fará uma estrutura que deixará um contato mais próximo com o público. A brincadeira deixa de se apresentar neste ano em estrutura de palco montado e volta a ter a sua tenda com o formato de samba de roda no centro com as estruturas de barracas ao seu redor.
A brincadeira também volta a fazer seus passeios pelas ruas, o que não acontecia devido o grande público presente, o que impossibilitava a saída. “Teremos uma estrutura organizada de segurança privada, que darão o suporte para a saída da brincadeira, que promete abrilhantar as ruas do Bairro da Praia Grande. Outra mudança será na entrada, que será novamente feita tanto pela Rua dos Afogados, vindo da Praça João Lisboa ou Praça Pedro II, assim como pela Rua Issac Martins e Avenida Beira Mar, facilitando assim o acesso dos foliões a estrutura montada”, finalizou Gutemberg.

Foliões vai à caça
O Bloco Os Foliões (foto) dá o seu grito oficial de carnaval neste domingo, dia 8, em mais uma edição do Dia do Caçador, como ficou conhecida a primeira saída do bloco tradicional.  “Vista a sua fantasia de super-herói e vamos salvar o carnaval de São Luís” é o lema deste ano que vem com uma crítica humorada a respeito das políticas públicas e empresas privadas e a sua relação com a cultura maranhense.
Na ocasião será feito o lançamento do samba oficial do bloco, que faz uma viagem pelo universo do xadrez em forma de poema de amor. O cortejo cultural percorrerá as ruas do Centro, Lira, Belira, Codozinho e Madre Deus.

Outras festas
Vai ter charanga no Espaço 1000 Jardins (Avenida dos Holandeses), a partir deste domingo, dia 8 de janeiro e vai até dia 19 de fevereiro, a partir das 16h, sempre com animação da Charanga da Maisena.  A entrada será liberada até às 18h, depois desse horário será dez reais.
O Bloco Só Safados que tradicionalmente se concentra na Fonte do Ribeirão, promove a primeira Feijoada Só Safados neste sábado (7), às 13h, no Odeon Sabor e Arte (Beco da Pacotilha). O folião que for fantasiado paga dez reais, sem fantasia a entrada custa quinze reais.
A Casa Barrica (Madre Deus) abre neste sábado (7), a partir das 18h, com o Bando dos Bichinhos, Batucada do Bicho, Sindicato do Samba e Banda do Bicho Terra (foto acima)  encerrando a festa. Ingressos a partir de 10 reais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário