sábado, 21 de janeiro de 2017

João do Vale, O Musical no palco do TAA

Iniciando as comemorações pelo segundo centenário do Teatro Arthur Azevedo, um dos teatros mais antigos do Brasil, a direção da Casa está com inscrições abertas até o dia 5 de março para a seleção de atores/atrizes, cantores(as)  para atuarem no espetáculo João do Vale, O Musical.
O espetáculo biográfico e fonográfico do cantor e compositor maranhense tem a pretensão de após a estreia em São Luís, com previsão para junho, ganhar outros palcos do Brasil. “Esse espetáculo está dentro da proposta das atividades de comemoração do bicentenário do Teatro. Além disso, é uma oportunidade para os nossos artistas de estrearem um grande espetáculo. É uma proposta ousada e que vale a pena, por toda a importância de João do Vale para o Brasil, que esse espetáculo não fique só em São Luís”, aponta o diretor do TAA, Celso Brandão.
Em 2016 fez 20 anos que João do Vale faleceu, deixando imortalizadas canções como Na asa do vento, Carcará (em parceria com José Cândido e imortalizado na interpretação de Maria Bethânia), Pisa na fulô (com Ernesto Pires e Silveira Júnior), Estrela miúda (com Luís Vieira), Bom vaqueiro, Peba na Pimenta (com Adelino Rivera) O canto da ema, entre outras.
Suas músicas eternizadas nas vozes de outros artistas e grupos são sempre carros-chefes de shows e apresentações locais e nacionais. Além disso, sua vida e obra são inspirações para shows teatrais e espetáculos musicais, como o que está sendo preparado pelo Teatro Arthur Azevedo.
A escolha da homenagem a João do Vale ocorreu devido a sua forte influência na música maranhense e nacional. Cantor conhecido por falar sobre a vida do homem do campo nordestino e de suas dificuldades de acesso a recursos básicos.
O espetáculo está em fase de roteirização e preparação da equipe que vai trabalhar na montagem. Serão selecionados oito artistas para participar do musical. A escolha será feita pela Comissão de Seleção do Teatro juntamente com a direção do teatro. O resultado dos pré-selecionados será divulgado no dia 10 de março no site oficial do Teatro Arthur Azevedo, nas redes sociais do teatro e na grande mídia.
Com esse musical, a direção do TAA tem a ambição de colocar a arte de São Luís no centro dos grandes espetáculos, a exemplo do que tem acontecido no Brasil. “Se você estiver acompanhando as programações, você vai ver que as grandes plateias  hoje são comédias e musicais. Então vai ser uma grande produção, um espetáculo grandioso que tem tudo para ir para outros lugares”, reforça Brandão.

Da inscrição
Para se inscrever o candidato deve ter no mínimo 18 anos de idade e ser cadastrado no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (SATED) ou ter em mãos a DRT provisória.
No ato da inscrição, que será realizada no site do teatro (www.cultura.ma.gov.br/taa/hs/2017/joaovale/), o candidato deverá anexar todas as informações e documento exigidos no edital como identidade, CPF e DRT. O candidato deverá disponibilizar portfólio artístico com foto 3x4 e link de vídeo de um minuto e meio com trecho de algum espetáculo na qual tenha atuado ou uma cena gravada para o seletivo.
As audições começam após as inscrições e estão marcadas para os dias 13, 14, 15, 16 e 17 de março. Durante esse período serão feitos testes de dramatização e canto. Algumas das habilidades que são pré-requisitos para o candidato compor o  elenco são: canto, interpretação, improviso, consciência corporal, postura, ritmo, técnica, expressão corporal e desenvoltura.
“Muitos candidatos estão me perguntando se é preciso saber cantar para fazer parte da seleção. Olha, o ideal é que o ator também cante, ou se for cantor, que também atue. Usando essas habilidades ele tem mais chances, mas para isso é que temos a audição para perceber todos esses detalhes e escolher o que o candidato ou a candidata que tenha o perfil mais adequado para o espetáculo, embora o que esteja acontecendo em espetáculos musicais pelo Brasil, é que muitos artistas apesar de não serem cantores, tem a afinação e o perfil necessário para compor o elenco”, diz o diretor.
Alguns desses artistas poderão fazer mais de um personagem e atuar até em três cenas diferentes. Os artistas que interpretarem João do Vale (dois) poderão contracenar com personagens de Chico Buarque, Maria Bethânia, e esses também terão que ter a habilidade do canto. “É uma tendência muito utilizada, especialmente em musicais, que um mesmo ator faça papéis diferentes, até mesmo pelo custo que uma obra dessa  grandiosidade representa”, exemplifica Brandão.
Os ensaios para o musical iniciam no mês de março e a previsão de estreia é para junho, na reabertura do Teatro Arthur Azevedo, que está em reforma.


Cronograma
Até 23h59 do dia 5/3 - Inscrições online para o edital (www.cultura.ma.gov.br/taa/hs/2017/joaovale/)
Dia 10/3 - Resultado dos candidatos pré-selecionados
Dias 13, 14, 15, 16 e 17/3 – Audições
20/3 – Divulgação do resultado final
21/3 – Previsão para início dos ensaios
1/6 – Previsão de estreia do musical


Nenhum comentário:

Postar um comentário