quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Instrumentistas de 16 países, em Pelotas


Rio de Janeiro, janeiro de 2017 – A cidade gaúcha de Pelotas está em festa pelo 7º Festival Internacional Sesc de Música, com intensa programação em diversos locais da cidade até o dia 21. Com o objetivo de levar o repertório da música de concerto para plateias cada vez mais amplas e qualificar o conhecimento de estudantes e profissionais da área, o festival terá 47 apresentações previstas ao longo de 12 dias – todas com entrada franca – e contará com a presença de professores de 16 países.

Já consolidado no cenário cultural de Pelotas, o Festival ocupa casarios antigos, teatros, igrejas, ruas e parques. São mais de 450 profissionais da música, entre professores, alunos (270), músicos e técnicos, que participam de cursos (23), trocas de experiências e espetáculos artísticos.

Entre os destaques está o concerto de abertura, no Teatro Guarany, que recebe a Orquestra Unisinos Anchieta, com participação da banda Quarchêto e do solista Luciano Maia. Além disso, dia 21 de janeiro, a praia do Laranjal será palco para o espetáculo “Clássicos do Jazz”, com a Orquestra de Câmara do Festival e a solista Debora Neto. O encerramento do Festival, dia 27 de janeiro, no Largo do Mercado Público, será com a Orquestra Acadêmica do Festival e os solistas Eiko Senda, Flávio Leite e Frederico Sanguinetti, que trazem no repertório a obra ‘Carmina Burana’, obra mais conhecida do compositor alemão Carl Orff.

Outros importantes nomes da música de concerto mundial estarão presentes no Festival, ministrando aulas e orientando estudantes. Entre eles, está o italiano Emmanuele Baldini, Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; Marcelo Jardim, brasileiro e professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da Escola de Música da UFRJ, e Artur Elias, flauta solo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

O 7º Festival Internacional Sesc de Música atuará em dois principais eixos: Pedagógico, direcionado para estudantes e profissionais da música, e Sociocultural, programação de concertos e espetáculos diversificada e gratuita para a comunidade em diversos locais da cidade e da zona rural.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário