quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Feras: 20 anos


O Bloco Tradicional Os Feras vai levar para a folia de Momo de 2017, um enredo que mistura um personagem tradicional do carnaval e uma lenda dos mares. O tema O Arlequim no Baile de Poseidon, a Fera dos Sete Mares é de concepção do poeta e compositor Wellington Reis.
Este ano o Bloco completa 20 anos de atividade e para  marcar a data vai desfilar com 130 componentes entre adultos e crianças, sob o enredo dos compositores Luzian Filho e Josias Filho, com interpretação de Geovane Frazão, Silvio Freitas e Zé Paulo. A bateria nota  10 é comandada pelos mestres: Thiago, Lúcio, André e Paulo Salaia e a fantasia é assinada pelos carnavalescos Marcos Pereira e Flávio Rabelo.
Quem quiser conferir uma prévia do que o bloco vai apresentar, será neste sábado, 7, a primeira saída do ano, com concentração às 16h na sede do grupo Tradicional Show, no bairro da Vila Bessa.
De lá o grupo segue para uma apresentação na residência de Eduardo Santana (Canto da Fabril), às 18h; em seguida, às 20h, tem outra no bairro do Goiabal (Madre Deus); às 21h o grupo faz seu show no Largo do Caroçudo, que seguirá em cortejo até a Praça da Saudade.
“A partir daí o Bloco tem várias apresentações, com saídas todos os finais de semana em lugares variados e estamos fechando agenda também para o interior”, comenta Paulo Salaia.
Embora esteja recebendo bastante proposta,  o presidente do Bloco se ressente da falta de patrocinador para a manifestação cultural. Ele diz que já colocou alguns projetos para serem captados via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, mas não conseguiu fazer captação.
“Chegamos aos 20 anos um pouco desmotivados com os apoios e patrocínios. Parece que estamos regredindo. Estimamos um orçamento de 130 mil para montar o bloco e só contamos com 20 mil do Governo do Estado que não dá nem para o começo. É muito difícil fazer cultura no Maranhão, o resultado disso é que temos que nos adequar à realidade financeira, fazer fantasia mais leve porque todo ano a gente fica devendo e vira uma bola de neve. Mas vamos levar um Bloco bonito para o povo ver, como sempre fazemos”, diz Paulo Salaia.

Arlequim e Poisedon
Esqueça a história tradicional de Arlequim, assim como de Poseidon, que já são conhecidas. Para contar a história dos dois personagens no carnaval, o poeta Wellington Reis criou outra. Criou uma poesia. Nela, ele fala de Arlequim morador da Madre Deus, a sua paixão e o seu sofrimento. “Dono dos sentimentos mais puros e sinceros. Filho de família humilde e amargando uma paixão amorosa não correspondida pela a garota dos seus sonhos, perambulava pelas ruas - triste, cabisbaixo, pensando numa maneira de conquistar a pequena que se tornara seu grande e impossível amor...”, diz o início do texto.
A história prossegue falando da devoção de Arlequim a  Santo Expedito, do dia em que ele, depois de bêbado, acaba dormindo na maré. “...Uma canoa navega bravamente e vai resistindo às ondas do mar encrespado, sob uma tempestade com raios e trovoadas. Arlequim já não tem forças para governar tal situação e recorre ao seu santo protetor, para tirar-lhe daquela enrascada. Nisso num ribombar ensurdecedor um raio em forma de tridente corta os céus, iluminando tudo à sua volta em mil cores, e, em fração de segundos, Arlequim se vê singrando as ondas numa belíssima carruagem puxada por cavalos-marinhos nas cores do arco-íris...”
Era a festa de Poseidon. Um baile em homenagem à esposa do anfitrião, Anfitrite. E um baile onde ele tem uma paixão à primeira vista. “Eh, Arlequim, acordas, acordas! Meio sonolento, nosso herói, ainda escuta distante uma voz: ‘Sinal verde para o Bloco Os Feras’...”, diz um trecho do texto. O desfecho dessa poesia só conferindo a performance do grupo. “Ficou uma história muito linda, diferenciada e que a gente vai  apresentar este ano”, garante Salaia.

O Bloco
O mestre Paulo Salaia iniciou sua trajetória em 1975, passando pelos bloco Escolinha do Bessa, Os Versáteis, Os Foliões, Príncipe de Roma, Os Tremendões e os Feras. Dono de uma coleção de títulos no carnaval do Maranhão, obtendo dois tri-campeonatos com o bloco Os Versáteis e Os Foliões. O Feras surgiu em outubro de 1996 na rua de São Pantaleão.

Serviço
O quê? 1ª Saída do Bloco Os Feras
Quando? Sábado, 7,  às 16h
Onde? Concentração Vila Bessa

Quanto? Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário