segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Baleiro bota bloco na rua


Há muito tempo o período carnavalesco deixou de ser motivo de festa apenas para quem gosta de samba, blocos, escolas. Por todo o Brasil a realidade é outra com diversas festas de vários gêneros musicais diferentes, o que se deve também à diversidade de culturas, etnias, pensamentos, ritmos, estilos. Nesse aspecto  São Luís terá um bloco, digamos, diferente do que é apresentado comumente no carnaval de rua da cidade.
O maranhense Zeca Baleiro confirmou presença na ilha na terça-feira gorda de carnaval, 28 de fevereiro. Acompanhado de Chico César e Fafá de Belém, ele comanda o Bloco do Baleiro, com concentração às 17h, na Praça da Casa do Maranhão. O anfitrião terá ainda como convidados os DJs Ademar Danilo e Jorge Choairy.
O Bloco do Baleiro é independente, com patrocínio da Skol, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão, e integra o circuito oficial do Carnaval oficial.
A presença de artistas de renome nacional visa fortalecer o período momesco no Maranhão, absorvendo experiências bem sucedidas de carnavais que atraem turistas de todos os cantos do país, como Recife e Salvador, entre outros.
A repercussão em torno dos nomes de Baleiro e seus convidados para o carnaval de São Luís foi a melhor possível, sobretudo nas redes sociais. Hoje em dia é difícil rotular o que é e o que não é carnaval: de festas gospel a alternativas para quem não gosta de carnaval, em fevereiro, no Brasil, tudo é carnaval. No Maranhão, não podia ser diferente.
Após a concentração, o Bloco do Baleiro percorrerá o circuito oficial (a ser divulgado em breve). A participação no bloco é gratuita. Para adentrar o seu cordão, a única exigência da produção é que o folião esteja fantasiado (a seu critério).
Zeca Baleiro, além de cantor e compositor de sucesso e de ter seu trabalho pop reconhecido, também tem um bailão, o Baile do Baleiro,  onde promove o encontro de artistas de tendências diversas, escreve livro e para jornais, compõe canções infantis, produz e resgata obra de artistas quase esquecidos, como Sérgio Sampaio, entre outras atividades.

20 anos de carreira
Neste ano ele completa aniversário de 20 anos de carreira, desde o lançamento de seu primeiro disco, Por Onde Andará Stephen Fry?, e promete muitas celebrações, a exemplo de show novo, talk show, lançamento de vinil inédito e de CDs, um novo site, plataforma digital de conteúdo musical, entre outras coisas.
 A comemorações começam com  o Baile do Baleiro, dia 16 de fevereiro em São Paulo. Criado há 13 anos o “Baile” promove o encontro de várias linguagens através de músicas de diversas gerações. Segundo Baleiro, seu baile é “um projeto amador, no melhor sentido da palavra”.
Com um espírito alegre e irreverente, o Baile do Baleiro rebobina composições de nomes como Anastácia, Novos Baianos, Pinduca, Simonal, Originais do Samba, Cassiano, Tim Maia, Hyldon, Oswaldo Nunes, Bebeto, Belchior e Marina Lima. Entre os hits do Baile, canções como Fogo e Paixão (Wando), Mesmo que Seja Eu (Erasmo), Nem Ouro Nem Prata (Rui Maurity), Mulher Brasileira (Benito di Paula), Fio Maravilha (Jorge Ben Jor), Sobradinho (Sá e Guarabyra) e Anunciação (Alceu Valença). Baleiro também costuma tocar sucessos próprios, como Babylon e Heavy Metal do Senhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário