sábado, 30 de julho de 2016

Bumba-boi nas Olimpíadas 2016

Vai ter bumba-meu-boi nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em agosto e será  do sotaque de baixada. O Boi Unidos de Santa Fé será o representante da nossa cultura popular levando o legítimo folclore maranhense para o público em geral. Zé Olhinho, amo do boi, que já teve tantos momentos marcantes dentro da cultura popular, agora aguarda com ansiedade mais esse marco para o Boi Unidos de Santa Fé:  apresentar a sua música, seu ritmo e a magia do bumba-meu- boi  para o mundo.
“Da cultura popular da região Nordeste somente o boi de Santa Fé e um grupo de Pernambuco (com o projeto Clube Carnavalesco Mixto Seu Malaquias Frevando Nas Olimpíadas) foram selecionados. A gente só tem é que trabalhar para apresentar bonito nosso folclore e pra ver se a gente consegue o recurso para levar os integrantes”, comenta Zé Olhinho.
A Associação que representa o boi participou de um edital  do Ministério da Cultura, a Mostra Funarte de Festivais – Circo, Dança e Teatro e Circuito Funarte Cena Pública. Com recursos do Ministério da Cultura (MinC), ambos visam promover a cultura nacional por meio de programação artística em equipamentos da Funarte e em espaços públicos abertos no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.
Depois de cumprir com várias exigências do edital o projeto do Boi, Arte Popular do Maranhão e a Encenação do Auto do Bumba-meu-Boi foi selecionado para participar da programação artística das Olimpíadas e já está credenciado para tal.
 “Acho que o trabalho que o Boi desenvolve há quase trinta anos, os nossos discos, nossas indumentárias, enfim, o trabalho e o reconhecimento que temos dentro da cultura popular somaram pontos para a gente”, avalia Zé Olhinho sobre o processo de escolha.
Além de ter feito uma toada exclusiva com o tema das Olímpiadas, o boi terá que encenar o auto do bumba-meu-boi. Quarenta e cinco integrantes estão se preparando para as apresentações nas cidades de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Em Belo Horizonte, o grupo será recebido na Praça da Estação, nos dias 3 e 4 de agosto, a partir das 20h. Nos dias 5, 6 e 7 de agosto, o Boi vai para São Paulo, onde os brincantes se apresentarão no Morro do Querosene, tradicional reduto da arte e cultura popular brasileira.
 O edital  Circuito Funarte Cena Pública contemplou 10 projetos, com premiação de R$ 100 mil para cada selecionado. Entre os dias 3 e 20 de agosto, cada selecionado vai promover a circulação de espetáculos, performances cênicas ou intervenções em espaços públicos abertos em duas das cidades onde serão disputadas partidas de futebol durante os jogos – Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo. O investimento total é de R$ 1,1 milhão. O principal objetivo deste edital é valorizar e fomentar a arte de rua e o uso dos espaços públicos.

Os festejos juninos
Apesar de lamentar a redução de apresentações em espaços públicos em comparação ao ano passado, Zé Olhinho avalia que a temporada junina deste ano foi bem positiva. Ele destaca inclusive, uma participação da cantora Rita Benneditto em uma apresentação na praça Maria Aragão onde cantaram juntos a toada Guerreiro Valente. A parceria fará parte do documentário Encantos, que conta a trajetória  e as raízes maranhense de Rita Benneditto. O DVD deverá ser lançado  em breve.
“A irmã dela entrou em contato conosco pra gente acertar a parceria e nós combinamos, acertamos como seria. Foi muito bonito, ela é uma grande artista, muito carismática, e nós tivemos o maior prazer de cantar juntos. Isso só vem a enaltecer a cultura da nossa gente”, comenta Zé Olhinho.

28 anos de estrada
O Boi Unidos de Santa Fé, antes Boi de Pindaré 2, já  existe há 28 anos e tem a sede situada no Bairro de Fátima. Além de Zé Olhinho, o grupo é coordenado por Raimundo Miguel Ferreira e João Madeira Ribeiro.
Atualmente 18 membros compõem a diretoria, 40 integrantes no cordão, 25 Índios, 35 Índias, 50 Cazumbás, 20 Batuqueiros e um atuante grupo de apoio de aproximadamente 25 pessoas.
Referência para o Bairro de Fátima, onde a brincadeira nasceu e tem sede,  o Boi Unidos de Santa Fé possui 6 CDs gravados e têm destacada atuação nas festividades culturais do Estado, muito requisitado para apresentações em arraiais públicos e particulares, levando a beleza de seu espetáculo, onde a batida dos pandeirões são fortes e vibrantes, soando com altivez, harmoniosas toadas.
No começo, os 45 brincantes se reuniam no Barracão da Escola de Samba Unidos de Fátima, que foi cedido pelo diretor da escola até que o grupo adquirisse uma sede própria. “E a gente recebe muita gente daqui e de fora querendo conhecer o boi, então agora juntamos um dinheirinho e reformamos a nossa sede, porque os visitantes merecem encontrar um lugar agradável e acolhedor”, diz com a simpatia de sempre o amo do Boi Unidos de Santa Fé.

O amo do boi
Nascido em 1943 no município de São Vicente de Férrer, na baixada maranhense, José de Jesus Figueiredo, Zé Olhinho, mora em São Luís desde os anos 50.
É aposentado pelo Sindicato dos Arrumadores de São Luís, atividade que exerceu por mais de 20 anos e lhe deixou como herança sérios problemas de coluna envolvendo hérnia de disco. Herdou do Pai, o gosto da “'boiada”.
Foi no início da década de 1960 que começou a frequentar as atividades do Bumba-Meu-Boi de Pindaré, um dos primeiros a se organizar na capital maranhense. Em 1987, motivado por questões internas do Boi de Pindaré, desligou-se oficialmente do mesmo e montou, em conjunto com dois amigos, o Pindaré 2, para dois anos mais tarde firmar-se como o atual Bumba-Meu-Boi Unidos de Santa Fé. Zé Olhinho em sua oralidade requisitada, palavreia de única maneira em relação a esta questão histórica, enfatizando que saiu de um boi de grande porte, para montar uma boiada do seu jeito, e que esta também teria que ser grande.

O amo diz que reverte para o boi tudo o que a brincadeira aglutina em forma de recursos, seja humanos ou financeiros e talvez por isso seja reconhecido e tratado como  mestre. “Eu só faço o que tem quer ser feito. Em nenhum momento penso só em mim. Penso no grupo, no boi, nas pessoas”, reflete.

Foto: oimparcial.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário