quinta-feira, 14 de julho de 2016

Sobre Blocos Tradicionais


O Professor Mestre em Comunicação Social está em São Luís recolhendo dados para sua tese de doutoramento em Estudos Culturais, na Universidade de Aveiro, Portugal. Nos intervalos da sua investigação doutoral, Moreira Neto, escreveu os livros “O vai querer dos Blocos Tradicionais”, “Ajuntamento de Memórias” e “Provocações do Cotidiano”, que estão em fase de revisão e deverão ser publicados pela editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) nos próximos meses.
 
Em “O vai querer dos Blocos Tradicionais”, o autor revisita como se procedeu ao Inventário dos Blocos Tradicionais do Maranhão (BTM), relatando as etapas e como a comunidade ludovicense se envolveu com a pesquisa que inventariou aquela manifestação cultural na gestão do ex-prefeito João Castelo, no período de 2009 a 2012. No livro, o autor conclama os gestores e apreciadores dos BTMs a retomar a proposta de se transformar essa manifestação em Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil junto o IPHAN e demonstra como é importante desarquivar o processo que inventariou a manifestação.
 
No livro sobre os BTMs Euclides Moreira faz uma justa homenagem a Produtora Cultural Maria Michol Pinho de Carvalho, que coordenou o trabalho de pesquisa do INRC e faleceu no mês de novembro de 2012. São quase trezentas páginas de texto e fotografias relembrando o como foram desenvolvidas as etapas do INRC dos Blocos Tradicionais. Em 2012 quando a documentação foi entregue ao IPHAN/Ministério da Cultura, São Luís tinha 49 grupos de BTMs, atualmente chega pouco mais de 30 grupos, por isso a importância de manter viva a proposta de salvaguarda desta manifestação cultural, reafirma Euclides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário