quinta-feira, 14 de julho de 2016

MA leva experiência da Biblioteca Pública para o Rio de Janeiro


O Maranhão, junto com os estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, foi um dos três estados convidados a apresentar boas práticas em biblioteca no 1º Encontro de Representantes Estaduais de Bibliotecas, a ser realizado nesta quarta (13) e quinta-feira (14) no Rio de Janeiro.
Indicada pelo trabalho exitoso nas atividades de leitura e acessibilidade, a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), órgão da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), estará presente no evento levando no portfólio tanto as ações realizadas quanto projetos que vão incrementar ainda mais o sistema de bibliotecas estaduais.
“Ficamos felizes com o convite, em especial pelo reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido nas áreas de acessibilidade e de incentivo à leitura da Biblioteca. O compromisso do Governo do Maranhão é pensar a biblioteca como um equipamento cultural integrado à educação, ampliando o acesso à informação e atendendo as demandas da comunidade”, ressaltou a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento.
Para a diretora, esse é o momento de colocar na mesa os planos para modernizar e revitalizar as bibliotecas do Estado. “O evento é patrocinado pelo Comitê para a Democratização da Informática (CDI) organização internacional ligada à Fundação Bill e Melinda Gates, e nossa intenção é conseguir o apoio dessas instituições para implementar a rede estadual de bibliotecas dos Faróis do Saberes”, informou Aline Nascimento.
A Rede Estadual de Bibliotecas ‘Faróis dos Saberes’ tem a finalidade de servir de suporte aos programas de cultura e conhecimento, integrando-se aos processos culturais e educativos desenvolvidos no âmbito do Poder Executivo. Das 109 unidades existentes, 93 são vinculadas à Biblioteca Pública Benedito Leite.
 Incentivo a bibliotecas
O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) e a Fundação Bill Gates usam a tecnologia para apoiar projetos de transformação social no Brasil e no mundo incentivando líderes e profissionais de bibliotecas a integrar ideias e serviços inovadores nesses espaços em resposta à evolução das necessidades de suas comunidades. O 1º Encontro de representantes de bibliotecas tem ainda o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário