sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Olhar sobre o Centro Histórico


A atual condição e o estado de conservação do conjunto arquitetônico do Centro Histórico de São Luís despertaram no artista Vicente Jr. a vontade de criar a exposição fotográfica Tombamento que está aberta ao público na Galeria de Arte do Sesc até o dia 29 de março.
Grande parte do acervo cultural de São Luís está reunida no Centro Histórico. São cerca de quatro mil imóveis, entre solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos datados dos séculos XVIII e XIX localizados no conjunto Praia Grande – Desterro, que em 1997 foram tombados como Patrimônio Mundial por aportar o testemunho de uma tradição cultural rica e diversificada.  
A exposição traz uma reflexão sobre a degradante situação do Centro Histórico de São Luís, que mesmo tombado como patrimônio histórico da humanidade, continua precisando de cuidados. As imagens permitem ao público em geral, conhecer um pouco mais sobre a história da cidade e valorizar sua memória.
A inspiração surgiu durante a produção das imagens para a primeira exposição fotográfica do artista intitulada Desterro: A Cara da Comunidade,  em 2014. “Foi inevitável pensar nas possibilidades poéticas inerentes ao conceito de tombamento”, destacou.
Para registrar esta paisagem urbana que sobrevive ao tempo, Vicente optou pela tecnologia analógica. Após a revelação, os negativos foram escaneados, e as imagens digitalizadas, a fim de serem ampliadas e impressas para a exposição. A proposta foi produzir imagens que agregam conceito e percepção, ideia e presença, registro e fabulação, arte e ciência.
“Apesar de utilizar uma tecnologia considerada ultrapassada (analógica) para a produção das imagens em nossos dias hipermodernos, onde há a hegemonia do digital; o olhar dispensado ao tema proposto flerta com esse processo mais lento e artesanal da fotografia, que parte da inscrição das imagens na película sensível a luz, e cuja revelação depende de processos químicos”, explicou.



Anota aí!
O quê? Exposição Tombamento
Quando? Até dia 29 de março
Onde? Galeria de Arte do Sesc (Praça Deodoro)
Quanto? Aberta ao público


Nenhum comentário:

Postar um comentário