sábado, 20 de fevereiro de 2016

Festa no Farol




A falta de leitura é um dos grandes problemas que afetam a maioria dos estudantes brasileiros. E a ausência de biblioteca, ferramenta importantíssima para a educação, para a construção do leitor e, consequentemente, base para a vida é, infelizmente, uma realidade em todo o Brasil.
Mas nem tudo está perdido! Na contramão daquele dito popular: “Os incomodados que se mudem”, o incômodo moveu um belo ato de incentivo à leitura. Quando se tem atitude e vontade de mudar, o impossível se torna real. E foi graças à iniciativa de artistas da capital e uma grande mobilização popular que o Farol da Educação, do bairro Renascença, será reaberto hoje, 20, a partir das 9h. E, claro, vai ter Festa no Farol!!

O Farol do Renascença, um dos 117 que existe no Maranhão, estava fechado desde 2013 e vai voltar a funcionar depois que artistas se uniram para pressionar o Governo do Estado a reformar e reestruturar o espaço. Após a mobilização nas redes sociais, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) se comprometeu a fazer os reparos necessários e reativar o Farol, que agora passa a se chamar Genoveva Pia, em homenagem à personagem do livro Tambores de São Luís, de Josué Montello.

O escritor Bruno Azevêdo, que iniciou o movimento, diz que a adesão foi imediata e que o diálogo com a Secretaria é positivo porque o governo está respondendo à pressão popular. “Eu via aquele Farol abandonado e achava um absurdo. Comecei as provocações nas redes e fiquei surpreso com o tamanho da adesão.

Bastou um post no Facebook pra (sic) muita gente colar. A Seduc reagiu às provocações e prometeu reabrir. Agora a ocupação virou uma festa de reabertura. Acho que isso diz uma coisa importante sobre a capacidade de mobilização popular. Agora estamos abrindo uma biblioteca, mas amanhã ‘outros corres’ podem surgir, com outros intuitos. O Estado não nos faz nenhum favor”, avisa. 
Para a reinauguração do Farol foi planejada uma grande festa, lembrando que todo o trabalho é voluntário. Toda essa movimentação tem o envolvimento de pelo menos 70 pessoas entre artistas, produção, vendedores, servidores da Seduc. “Estive na escola pra conversar com os alunos e a adesão me pareceu ótima! A despeito da escola ser no Renascença, os alunos não são do bairro, moram na Ilhinha, São Francisco e no entorno. Espero que essas comunidades também se envolvam”, conta Bruno.

Vai ter festa
 As atividades começarão às 9h e vão até as 21h, no próprio Farol, na Unidade Integrada Renascença (que fica ao lado) e na rua Grande Oriente, que será fechada para o evento. Dança, teatro, música, esporte, arte urbana e até feira solidária compõe a programação que é aberta ao público.
A manhã vai ser com atividades voltadas para o público infantil no pátio da escola. Contação de histórias com o grupo Xama Teatro, performance de Juju Carrapeta, pintura facial, pipoqueiro, sorveteiro, recreação, feira de troca de brinquedos, apresentação do trio de cordas com Thaynara Oliveira e show com a Banda Vagalume.

Entre as várias ações da Festa, haverá a grafitagem do muro da escola. Um concurso fotográfico também está sendo organizado pelo fotógrafo Márcio Vasconcelos. O “Varal fotográfico” vai reunir ensaios com tema livre e premiar os três melhores com livros do catálogo da editora Pitomba e livros independentes. Durante o evento, voluntários se comprometeram a doar livros para o acervo da biblioteca.

Durante todo o dia, a comunidade vai poder fazer oficinas de contação de histórias, teatro, leitura, percussão, mandalas, circo e participar de rodas de conversa com o movimento de grafiteiros e sobre feminismo com o Coletivo Fridas.

À tarde, a programação segue das 13h até as 21h, com slackline, um grupo de artistas plásticos pintará o movimento ao vivo, uma grande feira de material independente será montada (com brechós, livros, alimentos e artesanato), haverá apresentação do “O Circo tá na Rua” e uma edição da “Feira grátis da gratidão” (no qual as pessoas são convidadas a levar objetos que não queiram mais e doar).
A partir das 18h começa a programação musical, o Sarau Farol, que será apresentado pelo poeta Celso Borges e o cantor Beto Ehongue. A dupla vai mostrar o espetáculo Poesia Dub. Haverá ainda batucada com o grupo Maratuque Upaon-Açu, shows de Criolina, Núbia Rodrigues (foto acima), Xama Teatro, Thaynara Oliveira, Banda Vagalume, Coletivo Fridas. O som mecânico ficará por conta da Kombi Music.

“Vai ser um dia maravilhoso! E nós do Vagalume não podíamos ficar de fora dessa incrível iniciativa puxada pelo escritor Bruno Azevêdo, e abraçada por vários artistas. Vamos mostrar que com uma boa ideia dá pra ir mudando o mundo aos poucos”, comemora a Banda Vagalume.

Duas perguntas//Bruno Azevêdo
É uma iniciativa popular para algo público. A saída é essa?
Acho que essa é uma saída. Quando o Estado reage e não proage ele já está em dívida. É como diz o Reuben, “aqueles q mijam no espaço urbano ñ o fazem p/ demarcar território (e sem dúvida ñ o fazem p/ 'depredar') mas sim indicar às autoridades (q ñ andam a pé) os locais + estratégicos p/ a instalação de banheiros públicos”(sic). Não espero que um funcionário público entenda as necessidades cotidianas da população, tampouco um político, anos luz que estão de qualquer vida “real”.

A partir da reinauguração, o funcionamento será regular, normal... ?
De acordo com a Seduc, funcionamento normal a partir da Festa. O prédio está ficando pronto e, ainda segundo eles, já tem gente contratada e o acervo está sendo higienizado. Tá bem bonito lá e espero que eles não só cumpram com a palavra de manter esse aberto, como abram os tantos que ainda estão fechados. Estaremos de olho. Temos pés de cabra.

Serviço
O quê? Festa no Farol
Quando? Sábado, 20, das 9h às 21h
Onde? Farol - Unidade Integrada Renascença
Quanto? Evento gratuito e aberto ao público

Informações: (98) 98159-0200

Nenhum comentário:

Postar um comentário