sábado, 13 de fevereiro de 2016

Lava-pratos de Ribamar



Sete décadas de tradição e o local preferido, para quem gosta da folia de carnaval, para se despedir do período momesco, é a balneária cidade de São José de Ribamar, conhecida por um dos maiores festejos religiosos do Estado,  pelo grande numero de devotos do santo que dá nome à cidade, mas também pela festa do Lava-Pratos que reúne milhares de pessoas no primeiro final de semana após o carnaval, evento que encerra oficialmente a temporada carnavalesca no Maranhão.
Este ano, com a crise que assola vários governos estaduais e municipais, a prefeitura primou por bandas locais, para poder garantir o mesmo quantitativo de bandas apresentado na edição de 2015. O palco extra que ficava situado no circuito praia de banho, também foi retirado, a festa agora contará somente com um palco no circuito principal. 
E neste final de semana, que terá dois dias de shows, segundo a prefeitura ribamarense,  estão sendo esperados pelo menos 100 mil foliões  no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima. O evento é considerado como um dos primeiros carnavais fora de época do país. A 70ª edição do Lava-Pratos terá 10 bandas de vários ritmos que se apresentarão na cidade, além de vários grupos carnavalescos de São Luís e de São José de Ribamar.
A festa começa hoje (13), às  20h,  com os shows de Igor Oliveira e banda, Banda Zero Hum, Lucas Seabra e banda; e Herton Rá. No domingo (14) a festa começa mais cedo, às 13h, com Vamu di Samba (foto acima); Di Fratelli; Banda Regional Fenix; Jamilson Jackson e Júlio Leite; Ailana Lee e banda; Banda Argumento; e Pepê Júnior gravando o seu DVD com os convidados, Bruno Shinoda, Mano Borges, Fabrícia, Jamilson Jackson e Tom Cleber.
O Grupo Vamu di Samba, um dos mais requisitados em São Luís abre a programação do domingo em Ribamar. Com um repertório que mescla samba maranhense, nacionais, composições autorais e os sucessos do momento, o grupo vem de uma boa temporada carnavalesca na capital e em municípios como Poção de Pedras e Pedreiras, e pelo sexto ano marca presença no carnaval Lava-pratos de Ribamar.
“Essa temporada carnavalesca foi melhor do que a gente esperava, fizemos shows no interior e percebemos a presença forte de bandas e grupos maranhenses por lá também. Aqui na capital também fizemos um bom carnaval encerrando na Península, no Iate, e vamos para Ribamar com um repertório variado, porque hoje a mídia pede isso, então fazemos samba, pagode, axé, um show bem eclético porque carnaval é encontro de tribos, de musicalidade e a gente toca o que toca no Brasil”, comenta Walbinho (vocal).
O grupo que começou em 1996 como Tá Na Cara, traz na bagagem 17 Cavacos de Ouro - prêmio anual concedido aos melhores do samba em São Luís. Com 3 CDs e 2 DVDs já lançados, o grupo é dos mais requisitados nas rodas de samba da cidade, comandada pelos vocalistas Pedrinho e Walbinho e dos músicos Ló (guitarra), Lee Fan (teclados), Jakcson Gago (bateria), Rafael (baixo) e o trio da percussão formado por Yúri, Alan Kepler e Dilson.  
O Grupo Argumento (foto acima), que desde 2008 é presença certa nas principais festas da cidade, tem 2 CDs lançados. Os melhores sambas e pagodes de todos os tempos, além de animadas releituras de todas as vertentes da boa música brasileira e internacional, com a música atual compõem o repertório apresentado pelos vocalistas Vitor Hugo e Dinho, além dos músicos Cassiano (bateria), Wesley (teclados), Rafael (baixo), Wendel (cavaquinho), Rômulo (guitarra) e a dupla André e Luciano (percussão).


Programação
Sábado (13), às 20h
Igor Oliveira e banda
Banda Zero Hum
Lucas Seabra e banda
Herton Rá

Domingo (14), às 13h
Vamu Di Samba
Di Fratelli
Banda Regional Fenix
Jamilson Jackson e Júlio Leite
Ailana Lee e Banda
Banda Argumento
Pepê Júnior e convidados

Serviço
O quê? Carnaval Lava-pratos de Ribamar
Quando? 13 e 14 (sábado e domingo)
Onde? São José de Ribamar

Quanto? Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário