sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O Império do Brasil

Dos organizadores Claudia Engler Cury, Marcelo Cheche Galves e Regina Helena Martins de Faria, será lançado hoje, às 20h, na Livraria Leitura (São Luís Shopping), o livro O Império do Brasil-Educação, Impressos e Confrontos Sociopolíticos.
A coletânea é fruto do encontro de pesquisadores em eventos acadêmicos dedicados aos debates sobre a história do Brasil no Império. A obra apresenta resultados de pesquisas de 21 autores que têm vínculo institucional com dez instituições de ensino superior do país. Esse fato, segundo os autores, por si só, torna a coletânea uma boa amostra da diversidade das temáticas que estão mobilizando os estudiosos do período.
Os dezoito artigos que a compõem, quatro deles de autoria compartilhada, estão agrupados por eixos temáticos, constituindo quatro partes que abrange uma totalidade de assuntos: Cultura Escolar, Instituições Escolares e Impressos; Cultura Política, Estado e Impressos; Escravidão, Abolição e Imprensa; e Sertão: Integração e Narrativas.
No capítulo que trata de Escravidão, Abolição e Imprensa o autor Josenildo de J. Pereira aborda a abolição da escravidão na imprensa do Maranhão analisando os três principais jornais que circulavam na província no decênio de 1880: o Diário do Maranhão, O Paiz e o Pacotilha. O autor conclui que os dois primeiros expressavam a mesma visão de mundo dos antigos proprietários de terras e escravos; por isso, mesmo diante da crise do escravismo e da iminência da abolição não aceitavam o fim imediato e incondicional da escravidão, defendendo projetos de teor emancipacionista, ou seja, a emancipação gradual com indenização dos proprietários de escravos. O Pacotilha, no entanto, apresentava-se como “a vanguarda da modernidade” no Maranhão, tendo um posicionamento abolicionista.

Anota aí!
O quê? Lançamento do livro O Império do Brasil
Quando? Hoje, às 19h
Onde? Livraria Leitura (São Luís Shopping)
Quanto? Aberto ao público

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário