sexta-feira, 5 de junho de 2015

Música erudita em festival



A IV edição do Festival de Música Barroca de Alcântara está confirmada para acontecer de 16 a 22 de julho, nos municípios de Alcântara, Rosário, Bacabeira e São Luís. Uma vasta programação foi organizada pela produtora Equinox do Brasil, incluindo grupos locais, nacionais e internacionais.  Este ano, além de concertos, foram inclusas ações pedagógicas, sociais e uma conferência sobre integração social e música erudita, no Auditório do Tribunal de Justiça do Maranhão (Praça Dom Pedro II).

O evento terá início às 16h30, em Bacabeira, com ação pedagógica apresentada pelo grupo Bumba Ópera, seguida de cortejo até a Igreja Imaculada Conceição. Depois,  alunos da Escola de Música de Bacabeira apresentarão o primeiro concerto. À noite, será a vez do concerto do grupo Zarabanda, às 19h, na Igreja Imaculada Conceição, seguido de outro com Bumba Ópera, na mesma igreja. No dia seguinte, a programação acontecerá em Rosário, começando com ação pedagógica. Na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, será apresentado concerto com o Grupo Ars Longa (foto), Cuba e a programação será encerrada com o Bumba Ópera (foto abaixo).



 Nos días 18 e 19, o festival seguirá para Alcântara, onde haverá ações pedagógicas no Museu Histórico da cidade, sob o comando dos grupos Ars Longa e Paraguay Barroco (Paraguai). Na Igreja do Carmo, às 19h, acontecerá a solenidade de abertura, seguida dos concertos com Ars Longa e Paraguay Barroco. No dia 19, haverá ação pedagógica com Bumba Ópera e, à noite, concerto do Conjunto de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense (UFF), encerrando com Bumba Ópera.

Divino - No dia 20 e 21, a programação será realizada em São Luís, começando com um cortejo até a Igreja da Sé com representantes da Festa do Divino Espírito Santo, às 18h. Depois, às 19h, haverá o concerto do Conjunto de Música Antiga da UFF, na Igreja da Sé, seguido do conjunto Ars Longa. No dia 21, às 15h, será realizada Conferência  com o tema “Integração Social e Música Erudita: Experiências Pedagógicas e Modelos na América Latina (Venezuela, Paraguai, Cuba e Brasil)”, no Auditório do Tribunal de Justiça do Maranhão, com debate e a participação de magistrados, prefeitos e educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário