sexta-feira, 26 de junho de 2015

Diversidade de Ritmos no Terreiro de Maria


Programação do Arraial da Praça Maria Aragão garante programação diversificada até segunda (29)Os últimos dias de programação do arraial da Praça Maria Aragão, que será encerrado na segunda-feira (29), contam com diversas atrações culturais e folclóricas que vão agradar a todos os públicos. Além da boa programação, quem for ao arraial também poderá apreciar pratos com comidas típicas e desfrutar de uma mega estrutura de som, palco, iluminação, barracas, segurança e decoração que dá colorido e beleza ao "São João de Todos" e garante conforto e segurança aos integrantes das brincadeiras e aos visitantes.
A festa de magia e alegria, organizada pela Prefeitura de Sâo Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), em parceria com o governo do Estado, vai levar para o palco do arraial da Praça Maria Aragão bumba meu boi, cacuriá, shows e o espetáculo teatral Desejo de Catirina.
A programação de sábado (27) será aberta pelo Cacuriá Mirim Rabo de Saia, que começa a partir das 18h. Ao longo da noite se apresentarão ainda, nesta ordem, Quadrilha Fogo Caipira, bumba meu boi Fé em Deus, show do grupo Lamparina, baile de Caixa e os bumba bois Brilho da Ilha, Pindoba e Meu Tamarineiro. Cada apresentação dura uma hora.
Quem for à praça no domingo (28) pode curtir a dança do Coco Pirinã, show Folias de São João - Tutuca, Companhia Barrica e, fechando a noite, as apresentações dos bois Nina Rodrigues, Apolônio, Brilho da Boa Hora e de São José dos Índios.
Na segunda-feira (29), último dia do arraial, o espetáculo teatral Desejo de Catirina Gamar abre a programação às 18h. Em seguida, o público poderá assistir ainda às apresentações do bumba meu boi tradicional de São Bento, show folia de São João com o "Grupo Folias de Três", cacuriá de Dona Teté, bumba meu boi Santa Fé, show de Pepê Júnior e o batalhão do boi de Maracanã.
ENCONTRO DE DANÇAS PORTUGUESAS
No domingo (29), uma boa opção para quem aprecia dança Portuguesa é a décima sexta edição do Encontro de Danças Portuguesas e Manifestações Culturais do Maranhão, realizada pela União Folclórica e Cultural Luso-brasileira do Maranhão. Mais de 60 grupos de danças culturais devem se reunir na Praça de São Roque, no bairro do Lira, com início às 19h e previsão de término às 10h do dia seguinte.
O objetivo do encontro é promover o intercâmbio cultural entre as manifestações folclóricas existentes no Maranhão. "No primeiro ano do evento, começamos com a participação de seis danças. Ano passado, tivemos a participação de 60 grupos que vêm de vários lugares do estado para se confraternizar e também como forma de se aprimorar e desenvolver melhor o trabalho para esse segmento cultural",destacou o presidente da União Luso-Brasileira do Maranhão, Zeca da Cultura.
Participam do evento diversos grupos de danças culturais, como dança portuguesa, dança do boiadeiro, cacuriá, quadrilha, dança de rua e grupos de bumba meu boi da capital e de outras cidades, como São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Rosário, Raposa, Vargem Grande e Itapecuru.
Cada grupo recebe uma placa e certificado de participação, além de contar com suporte de alojamento, camisas e alimentação. A Func vai garantir todo suporte de infraestrutura de palco, sonorização e banheiros químicos.

Fonte: FUNC

Nenhum comentário:

Postar um comentário