terça-feira, 2 de junho de 2015

Caravana São João da Ilha

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), dá início nesta quarta-feira (3) ao projeto Caravana 'São João da Ilha', que leva a cultura ludovicense e informações sobre o festejo junino a outras cidades do Brasil. As cidades de Codó e Caxias, no Maranhão, e Teresina e Parnaíba, no Piauí, receberão o grupo composto por aproximadamente 30 pessoas.
Técnicos da Setur, trade turístico, jornalistas e um grupo folclórico embarcarão em um ônibus rumo à primeira parada do roteiro: Codó. De lá, todos seguem pra Caxias e, em seguida, para Teresina. A última parada será em Parnaíba, de onde o grupo retorna no dia 7 de junho.

Além das apresentações de bumba meu boi, haverá também tambor de crioula, cacuriá, dança do coco, quadrilha e dança portuguesa durante duas horas de apresentação. Na ocasião, haverá também divulgação de material promocional. "A caravana é uma ótima oportunidade para compartilhar e mostrar a riqueza e a alegria das festas juninas que acontecem em São Luís. Nossa ideia é apresentar esse patrimônio para os moradores desses lugares e trazê-los aqui neste período, aumentando o turismo em nossa capital', disse Guilherme Marques, secretário adjunto da Setur.

Na cidade de Codó, a Caravana se apresenta nesta quarta-feira(3), às 20h, na Praça Maria da Conceição Santos. No dia seguinte, quinta-feira (4), a turma vai estar em Caxias, na Praça da Catedral, no Centro histórico, também às 20h. Na sexta-feira (5), a Caravana chega à capital do Piauí, Teresina, e se apresenta no Riverside Walk Shopping, às 18h. Depois é a vez de Parnaíba, também no Piauí, receber o 'São João da Ilha'. A festa lá será no sábado (6), no Parnaíba Shopping, também às 18h.

A caravana é um projeto realizado em parceria com o Governo do Maranhão, Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (Abih), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama) e o Sebrae.
O bumba meu boi é uma dança típica do Maranhão, registrada como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário