sexta-feira, 20 de março de 2015

Xama tenta financiamento pelo Catarse





Faltam 23 dias para o grupo Xama Teatro conseguir captar a verba necessária para a montagem do espetáculo As Três Fiandeiras: A vida por um fio, com estreia exclusiva para convidados/doadores prevista para 18 de abril, no Casarão Ângelus Novus (Praia Grande). Inscrito no site Catarse de financiamento coletivo, o grupo espera atingir até o dia 12 de abril a meta para confecção de figurino, cenário, equipamento de luz. Se até o final do prazo a meta não for alcançada todo o recurso será devolvido aos doadores. Até agora 60 por cento do valor já foi alcançado.
As cotas de patrocínio podem ser dadas a partir de R$20,00, indo até R$3.000 ou mais. O financiamento coletivo é aquele em que você apoia um grupo, espetáculo, show, ou produto artístico e em troca recebe ingressos, brindes, CDs, DVDs, e no caso de As Três Fiandeiras, além de tudo isso, de acordo com as cotas, uma apresentação do espetáculo se doar o valor de três mil reais.
“Temos certeza que vamos conseguir. Com dez dias nós já tínhamos conseguido 50% do valor da meta, e além do Catarse, estamos buscando apoio de órgãos públicos, empresas, instituições. O Catarse é porque quem apoia são pessoas, nossos familiares, amigos que gostam da gente, do trabalho do Xama. É a oportunidade de todo mundo fazer parte dessa produção que está sendo costurada há 3 anos. Queremos que todos façam parte e a gente acha legal isso das pessoas contribuírem e poder fazer alguma coisa pelo teatro. As pessoas se sentem atuantes e importantes nesse processo”, afirma a atriz Gisele Vasconcelos. 
As Três Fiandeiras é fruto de uma pesquisa de três anos envolvendo tanto os Grupos Xama Teatro e Petite Mort, quanto a Universidade Federal do Maranhão (Departamento de Artes) e Universidade de São Paulo (Programa de Pós – Graduação em Artes Cênicas da ECA / USP).
Com texto do diretor e dramaturgo Igor Nascimento, o espetáculo fala sobre o universo feminino, e da vida em suas dimensões cotidiana, mítica e ficcional. Mito, ficção e realidade se misturam. A peça gira em torno do desafio de três atrizes em transformar um espetáculo, que foi um fiasco de bilheteria, em uma nova produção, num curto espaço de tempo. Nessa caminhada, elas se deparam com problemas financeiros e pessoais, narram suas histórias que se misturam com as das rendeiras de bilro.
“É um texto que pega a questão da narratividade. São atrizes que contam histórias e que tem um trabalho de pesquisa muito forte. Um trabalho de três anos que mistura várias maneiras de contar uma história. Um trabalho de ciclo, de transformação, de mudança, e é justamente isso que iremos mostrar”, diz o diretor.
A peça, um texto que pode ser visto por todas as faixas etárias, será encenada em São Luís e Raposa. O projeto contempla montagem e 10 apresentações do espetáculo, promoção de debates, oficinas de formação e desenvolvimento de pesquisa teatral.
As atrizes Gisele Vasconcelos (Isadora/Chica), Renata Figueiredo (Beatriz/Das Dores) e Rosa Ewerton (Isabel/Zezé) representam três atrizes e três fiandeiras em um texto em que as histórias se misturam. A vida real e a da ficção se costuram à vida das rendeiras de bilro e à das fiandeiras do destino. “Um espetáculo que fala dos ciclos de vida, morte, vida. Espetáculo que fala basicamente da matéria que compõe a vida”, diz Renata Figueiredo.
A outra fiandeira, Rosa Ewerton, diz que acredita no projeto e na peça. “Embarquei nesse projeto porque eu acredito. Eu tenho fé no teatro, fé na arte. Essa mesma fé que eu tenho gostaria que vocês tiversse para colaborar conosco, entrar conosco nesse projeto acreditando, como nós acreditamos. Fazer com que ele seja gestado e que seja um parto feliz”, espera Rosa.
“No primeiro ato fazemos as atrizes e representamos e narramos as dificuldades em buscar patrocínio, remontar um trabalho que não deu certo e toda essa questão que envolve uma produção. É a fase da realidade. Depois passamos para o ato do mito, da ficção”, afirma Gisele.
No segundo ato entram em cena Chica, Das Dores e Zezé. Juntas as três fiandeiras vão tentar achar Ribamar, o filho de Chica que sumiu no mar. “Aí tem todo um encontro com o feminino, começa uma busca que se inicia no mar e vai até o subterrâneo, onde elas encontram as três mouras e descobrem onde está Ribamar”, conta Gisele.
O apoio no site www.catarse.me/pt/astresfiandeiras pode ser via cartão de crédito ou boleto bancário. Se até o dia 12 de abril a meta não for atingida o Catarse devolve todo o dinheiro.


Ficha técnica
Direção e dramaturgia -  Igor Nascimento
Elenco: Gisele Vasconcelos, Renata Figueiredo, Rosa Ewerton
Preparação vocal: Gustavo Correia
Cenário: Igor Nascimento e Ivaldo Junior
Figurino: Cacau di Aquino
Luz: Camila Grimaldi
Fotografia: Márcio Vasconcelos
Imagens e Edição: LeoMagno
Produção Executiva: Grupos Xama Teatro e Petite Mort

Serviço
O quê? Espetáculo As Três Fiandeiras
Quando? 18 de abril (estreia)
Onde? Casarão Ângelus Novus (Beco Catarina Mina – Praia Grande)
Quanto? Para convidados

Nenhum comentário:

Postar um comentário