sexta-feira, 6 de março de 2015

Prefeitura lança plano de atividades do Cine Teatro da Cidade


O Teatro da Cidade de São Luís, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, vai reunir, nesta quarta-feira (11), às 19h, artistas, produtores culturais, empresários e a comunidade, das áreas do audiovisual, artes cênicas e música para apresentar os projetos culturais e propostas de atividades durante o biênio de 2015/2016.
Administrado pela Fundação Municipal de Cultura (Func), o espaço cultural acolheu como novo diretor, em janeiro deste ano, o ator e produtor cultural André Lobão, responsável por organizar o reposicionamento e a visibilidade do teatro enquanto importante equipamento cultural para a comunidade.
Para o presidente da Func, Marlon Botão, o reposicionamento do teatro tem o caráter social. "Nesse segundo ciclo da gestão do prefeito Edivaldo, estamos dinamizando as ações tendo como parâmetro o combate à desigualdade social. Dimensionar o uso do teatro para a população vai potencializar os talentos culturais e promover a diversidade cultural e o desenvolvimento social pela via da arte e da cultura", afirmou Botão.
A primeira mudança será na identidade visual do teatro, que passará a se chamar Cine Teatro da Cidade e receberá nova logomarca. "O objetivo é fazer a população reconhecer o espaço como cine teatro e isso inclui um esforço estratégico de comunicação e elaboração de programas e projetos alinhados com metas do Plano Municipal de Cultura (PMC) e com os segmentos com os quais o teatro se relaciona, as artes cênicas (dança, teatro e circo), o audiovisual e a música, além de eventos que o teatro atende", disse André Lobão.
Entre as diretrizes pontuadas pelo PMC que irão direcionar a execução dos projetos está o reposicionamento do uso do teatro e sua memória, o fomento à produção cultural e o estímulo à formação de plateia. "Vamos ouvir a população para que a proposta seja coletiva e que a comunidade se sinta parte do processo de construção do planejamento de atividades", concluiu Lobão.
Além da apresentação dos projetos, será criada também a Associação de Amigos do Cine Teatro da Cidade, com o objetivo de dar mais autonomia na captação de recursos, desenvolvimento de ações no âmbito administrativo e reestruturação de equipamentos e logística do espaço, de acordo com orientação da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), o que permitirá a parceria direta entre grupos de teatro, empresas de cinema e a iniciativa privada com a Fundação Municipal de Cultura (Func).

PROJETOS
Ensaios de Segunda - Será lançado edital para ocupação do palco do teatro, às segundas-feiras, das 13h às 19h, por grupos que estejam em processo de finalização de trabalhos, na área das artes cênicas e da música. O objetivo é promover o fomento à produção cultural e estímulo à formação de plateia. Serão oito segundas-feiras para cada grupo selecionado por edital. os trabalhos deverão apresentar suas temporadas no teatro.

Terças no Teatro - Por meio de edital serão selecionados grupos de teatro para apresentação de temporadas às terças-feiras durante quatro semanas. O teatro oferecerá pauta livre por meio de escambo, no qual o grupo selecionado pagará apenas taxas de manutenção de equipamentos. O projeto tem como objetivo também promover o fomento e formação de plateia, especialmente da área do centro da cidade e adjacências.

Cinema ao Meio Dia - A proposta do projeto é a exibição de filmes, às quartas-feiras, no horário das 12h às 14h, com ênfase na produção audiovisual maranhense e nacional, além de filmes de arte, e será desenvolvido em parceria com empreendedores da área do cinema.

Cinema das Estrelas - O antigo Cine Roxy já foi chamado de Cinema das Estrelas. Neste projeto, o Cine Teatro irá realizar uma pesquisa documental, imagética e audiovisual dos arquivos dos principais cinemas da cidade, com o objetivo de resgatar a memória da produção cinematográfica local. Será feito o diálogo com pesquisadores da área para planejar a estratégia de captação de recursos no primeiro semestre. A execução do projeto acontecerá no segundo semestre e, além da exibição de filmes relevantes para a memória coletiva da cidade, será organizada uma exposição permanente que ocupará o foyer do teatro.

FESTIVAIS
Além dos quatro projetos que serão viabilizados ainda no primeiro semestre, o Cine Teatro também organizará dois festivais: o Festival de Educação e Cultura, que será realizado em parceria com as secretarias municipais e estaduais de educação de São Luís, com o objetivo de fomentar a produção artística e cultural das escolas estaduais e municipais, nas áreas de dança, música e literatura; e o Festival de Monólogos e Leituras Dramáticas, que atende à necessidade dos dramaturgos maranhenses em ter um espaço de produção e palco de apresentação de trabalhos neste formato.
A reunião para lançamento do Plano de Atividades do Cine Teatro da Cidade acontecerá nesta quarta-feira (11), às 19h, no Cine Teatro, localizado na esquina da Rua do Egito com o Beco da Sé, no Centro de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário