domingo, 6 de abril de 2014

Último dia da Semana de Teatro





Após uma semana de intensas atividades com realização de oficinas, apresentação de espetáculos de Rua e de palco, intervenções, performances teatrais e lançamentos de livros a IX Semana do Teatro no Maranhão, promovida pelo governo do estado e realizada pela secretaria de estado da Cultura por meio do Teatro Arthur Azevedo, chega ao último dia de programação com um saldo positivo, na visão dos seus organizadores.

Foram 22 espetáculos teatrais, sendo 12 convidados de outros estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Sul e Goiás, e 10 de grupos maranhenses (9 de São Luis e 1 de Caxias); 10 oficinas ministradas com orientadores convidados de Goiás, Rio de Janeiro, Fortaleza, Rio Grande do Sul, Brasília e do Maranhão.

O evento que já se firmou no calendário cultural do estado é realizado já na nona edição, em comemoração ao Dia Internacional do Teatro, Dia Nacional do Circo e do Artista Circense, celebrado em 27 de março. No Maranhão acontece em duas etapas, uma na capital e a segunda que percorre alguns municípios do estado. Neste ano acontecendo de 01 a 06 de abril em São Luís e de 25 de abril a 04 de maio, nos fins de semanas, em 12 municípios maranhenses de Arari, Axixá, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Colinas, Caxias, Cantanhede, Icatú, Olinda Nova, Sítio Novo e Açailândia que levará programação para Carolina.
A cada ano a Semana do Teatro homenageia com o Troféu Apolônia Pinto, pessoas que dedicam seu trabalho ou até mesmo suas vidas ao teatro maranhense. Na edição de 2014 foram homenageadas quatro celebridades que ao longo de todas as suas vidas veem se dedicando em contribuir pela difusão do teatro no Maranhão em favor do fazer cultural. Na noite de abertura do evento, na terça-feira (01) subiram ao palco do Teatro Arthur Azevedo para receber os aplausos do público as atrizes irmãs Lúcia Nascimento, Leda Nascimento e Leila Nascimento e o cenotécnico Wilton Gonçalves, do Teatro João do Vale.

Tivemos uma semana completa. O resultado foi alcançado como prevíamos, de sucesso com saldo positivo, opina Roberto Brandão, diretor do TAA e coordenador geral da Semana do Teatro. Pudemos realizar a Semana do Teatro com participação de muita gente, estudantes e professores de cursos de teatro, artistas e profissionais de teatro nas dez oficinas oferecidas e um público que lotou as plateias dos teatros. A procura do público pelo evento tem aumentada a cada ano, a cada edição, arremata Brandão.

Para o encerramento da IX Semana do Teatro no Maranhão dois espetáculos estarão em cartaz na noite deste domingo O Circo Pequenino, com o Grupo Pé de Fulô Teatro e Bonecos, de São Luís, no palco do Teatro João do Vale, às 18h e A Descoberta das Américas, (Solo) com o ator Júlio Adrião (RJ), às 20h no Teatro Arthur Azevedo.


A Vez do Interior
Depois da temporada de São Luís a IX Semana do Teatro no Maranhão segue em Caravana por 12 cidades do interior do estado, levando oficinas e espetáculos, nos dias 25, 26 e 27 de abril em Cantanhede, Olinda Nova, Icatú, Colinas, Arari e Barra do Corda e nos dias 02, 03 e 04 de maio (sextas, sábados e domingos) nos municípios de Sítio Novo, Axixá, Buriticupu e Carolina. Dessa Caravana participam os grupos de teatro maranhenses: Xama Teatro, Cia Do Imaginário, Grupo Abluir, Tapete Criações
Cênicas, Laboratório de Expressões Artísticas - Laborarte, Miramundo, Chegança, Lauande Aires, Grupo Cordão de Teatro e Companhia Primeiro Ato.


Este ano estendemos o número de municípios para 12, no ano de 2013 foram apenas 9 que receberam a caravana do teatro. Isso é muito bom para nós que fazemos teatro e fazemos a Semana do Teatro porque mostra o interesse por parte das prefeituras ew dos artistas em levar para os municípios o fazer teatral, a cultura maranhense, onde o artista e o público podem ter a oportunidade da troca de experiência e o acesso à cultura que em muitas das vezes não chega até lá e o mais importante disso: é cultura mostrada de graça, ressalta Domingos Tourinho, membro da Comissão de Teatro e diretor do Centro de Artes Cênicas do Maranhão.


Espetáculos
O Circo Pequenino com a atriz bonequeira Sandra Cordeiro e o Grupo Pés de Fulô-Núcleo Teatro de Bonecos, é um espetáculo infantil, contação de história. Trás para cena a brincadeira de criança, tendo como objeto de desejo o mundo mágico do circo, a realização de sonhos. Uma história de amor ao circo, ao teatro e ao boneco. Um jogo alegre, divertido. Um espetáculo infantil que contagia todas as idades. Para criar as cenas vai catando daqui e dali os objetos que se transformam em números circenses. São bonecos, mágica, malabares, bolas, pratos, bailarinas. Falta o artista principal do circo. Num jogo de alegria e muita imaginação, ela descobre que é a palhaça que faltava. Hoje tem espetáculo e Fulustreca Esmeraldina Trufaldina dos Anzóois entra em cena. O espetáculo tem 50 minutos de duração com manipulação de bonecos (cabeção) para recepção do público e contra- regra: Lívia Meireles e Huanna Chailla.

O Grupo Pés de Fulô-Núcleo de Teatro e Bonecos nasceu no ano de 2006 para dar continuidade aos trabalhos teatrais iniciados em 1982, criado e coordenado pela atriz Sandra Cordeiro. O grupo já foi contemplado pela Funarte com o Prêmio Myrian Muniz de Teatro pela montagem e circulação do espetáculo “O Circo das Trouxas” e pelo Pro-Cultura com a circulação do projeto “Ser-Tão Palhaças”.


A Descoberta das Américas, desde sua estreia em 2005 no Rio de Janeiro já percorreu 100 cidades no Brasil, 15 no exterior, fez 500 apresentações e teve cerca de 150 mil pessoas de público. O ator Júlio Adrião, dirigido por Alessandra Vannucci, é o responsável pelas longas palmas recebidas do público ao final de cada apresentação, como no Festival MITO, realizado em Oeiras, onde durante 10 minutos foi ovacionado pela plateia. O espetáculo é um texto original de Dario Fo, com tradução e adaptação de Julio Adrião e Alessandra Vannucci que também assina a direção.


Julio Adrião é carioca, ator, produtor e diretor teatral. Formado pela CAL em 1987, trabalhou seis anos na Itália com o Teatro Potlach de Fara Sabina e outras companhias. Quando estreou, em 2005, Júlio Adrião recebeu o Prêmio Shell de Melhor Ator e a peça foi eleita pelo jornal O Globo como uma das dez melhores do ano. De lá para cá, A Descoberta das Américas já esteve em inúmeros países e festivais. Em 2012, representou o Brasil em Londres, no CASA Latin American Theatre Festival, se apresentou no FITO – Festival Internacional de Teatro da cidade de Ourense, na Espanha. Em Portugal esteve na Mostra Luso Brasileira (em Coimbra), no FestivalInternacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) e antes disso, brilhou no festival MITO, realizado na cidade de Oeiras.


No espetáculo o ator Júlio Adrião é um Zé ninguém de nome Johan Padan. Rústico, esperto e carismático, escapa da fogueira da inquisição embarcando, em Sevilha, numa das caravelas de Cristóvão Colombo. No Novo Mundo, o herói sobrevive a naufrágios, testemunha massacres, é preso, escravizado e quase devorado pelos canibais. Com o tempo, aprende a língua dos nativos, cativa-os e safa-se fazendo “milagres” com alguma técnica e uma boa dose de sorte. Venerado como filho do sol e da lua, catequiza e guia os nativos numa batalha de libertação contra os espanhóis invasores.



Serviço
Que: O Circo Pequenino (teatro infantil) com o Grupo Pés de Fulô-Núcleo Teatro de Bonecos
Quando: Domingo, às 18h
Onde: Teatro João do Vale
Ingressos: Troca por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h na bilheteria do Teatro


Que: A Descoberta das Américas com o ator Júlio Adrião
Quando: Domingo, às 20h
Onde: Teatro Arthur Azevedo
Ingressos: Troca por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h na bilheteria do Teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário