quinta-feira, 24 de abril de 2014

Prefeitura abre inscrições de propostas artísticas para programação junina


 Para dar início aos preparativos do São João 2014, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), divulgou na última quarta-feira (16) o edital referente à inscrição, seleção e contratação de propostas artísticas que vão integrar a programação junina organizada pelo município. As inscrições estão abertas no período de 22 de abril a 16 de maio, das 13h às 19h de segunda à quinta-feira, e das 8h às 14h na sexta-feira, na sede da Func, localizada na Rua Isaac Martins, Centro.

Com o tema “São João de São Luís – O Arraial do Brasil é Aqui”, a expectativa dos organizadores é dar visibilidade nacional para a maior festa popular do Maranhão na capital maranhense. O evento será realizado na Praça Maria Aragão, no período de 13 a 29 de junho, com 350 apresentações juninas que serão contratadas por meio do edital, seguindo orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

“Nossa gestão tem trabalhado na construção de uma cultura democrática, transparente e participativa. Mais do que isso, as tradições populares da nossa cidade reforçam uma cadeia econômica própria nesse período e incentivam maior produtividade nas áreas de artesanato e comércio”, destacou o prefeito.

Desde o ano passado, a Fundação tem utilizado o formato de editais para atender à política de democratização e descentralização na organização dos eventos da Prefeitura. “O modelo tem garantido não só a organização dos próprios grupos em relação às suas propostas como também a diversidade na montagem da organização em relação às apresentações artísticas”, explicou o coordenador de eventos da Func, Ribamar Moraes.

Poderão se inscrever espetáculos artísticos de grupos e manifestações da cultura popular (grupos de bumba-meu-boi, tambor de crioula, danças, grupos alternativos, grupos mirins de cultura popular), propostas de shows musicais e forró pé de serra, espetáculos cênicos (teatro, contação de história, intervenções artísticas), que já tenham apresentações prontas para o período junino, obedecendo ao critério de 60 minutos de duração máxima de cada espetáculo.

Cada proponente deverá organizar um material que inclui portfólio ou currículo artístico com notícias e fotos sobre o grupo, texto descrevendo a história e relevância do grupo para a cultura maranhense, CD ou DVD com algum registro, repertório musical coerente com as propostas de show musical ou apresentações de bandas de forró pé de serra, entre outros requisitos que constam no edital.

SÃO JOÃO 2014
Este ano, o São João tem como objetivo continuar o trabalho em torno da festa e cultura popular, ampliando a sua forma de realização e fomentando as tradições populares, sem perder de vista os aspectos contemporâneos das culturas. No ano da Copa, o arraial promovido pela Prefeitura pretende atrair visitantes do Brasil inteiro, a partir do tema “São João de São Luís – O Arraial do Brasil é Aqui”.

Novamente a Praça Maria Aragão concentrará parte da programação, onde será montado o arraial “Terreiro da Maria”, com barracas de alimentação, artesanato, institucionais e espaço para atividades lúdicas, brincadeiras, oficinas populares e contação de histórias, além de outras atividades que vão integrar o arraial.

No dia 15 de abril, a equipe organizadora do São João da Prefeitura reuniu alguns representantes de empresas e instituições com o intuito de formalizar parcerias e adotar um modelo de negócio para fortalecer ainda mais a estrutura da organização do evento, ampliando as possibilidades orçamentárias e, consequentemente, a realização de projetos para além do apoio aos eventos do calendário junino.
 
 
Fonte/Foto: Ascom/FUNC

Nenhum comentário:

Postar um comentário