sexta-feira, 18 de abril de 2014

Jovens concertistas no TAA




                                                                                                 
“O que me inspira a tocar não é uma pessoa ou um ídolo do violino, mas sim o próprio instrumento, me tornando a cada dia um músico melhor, não só tecnicamente falando, mas humanamente também”. É esse pensamento que o violinista Lenilton Ferreira (foto), 25, leva para a vida e foi também o que ele respondeu quando preencheu ao questionário de seleção de músicos maranhenses para a etapa Maranhão da Academia Jovem Concertante (AJC).

Ele e outros cinco músicos maranhenses integrarão a turnê que abre a programação do projeto em 2014 e estará nas cidades de Vitória do Mearim, Itapecuru Mirim, Santa Inês e Alto Alegre do Pindaré, com estreia nesta sexta-feira, 18, em São Luís, no Teatro Arthur Azevedo, às 19h. A turnê segue até o dia 24 de abril com direção artística da pianista Simone Leitão, regência do violinista Daniel Guedes e patrocínio da Vale.
A AJC faz um trabalho intensivo desde 2012 com um repertório orquestral variado, que visa preparar o jovem músico para o seu futuro como integrante das orquestras profissionais de qualidade do país, bem como dar oportunidade dele conviver com músicos de outras regiões do país. Ao todo 26 jovens com idades até 29 anos farão parte do concerto. Predominam músicos das regiões norte e nordeste do Brasil, mas também há músicos do sudeste.

Lenilton Ferreira foi selecionado para 1º violino, ou como ele mesmo diz: “na seleção pro naipe dos primeiros violinos”.“Eu estou muito feliz em participar. É mais do que justa a nossa participação nesse projeto. Digo isso porque além de mim, passaram mais 4 amigos meus. Essa aprovação em um projeto tão importante só mostra que nós, músicos maranhenses, temos capacidades de realizar qualquer trabalho musical, seja ele sinfônico ou de câmara, contradizendo o que os críticos musicais e alguns dos próprios professores da Escola de Música falam sobre o assunto, um vez que, se formos incapazes de realizar algum trabalho musical isso só mostra a incapacidade e a debilidade desses mesmos professores em ensinar”, desabafa Lenilton.

Embora muito jovem o contrabaixista Edson Cosmos (foto) já tem uma boa bagagem musical e experiência em eventos fora do Estado. Formado em baixo elétrico na Escola de Música do Maranhão, é graduado em música pela UEMA, faz especialização em Musicoterapia na Universidade Federal do Piauí e toca o baixo acústico há mais de cinco anos.

“Frequentemente temos que sair e procurar os festivais de música de outros estados, por conta ainda de termos apenas a Orquestra de Câmara da Escola de Música. Sou um privilegiado de poder fazer parte desse projeto e de certa forma representando o Maranhão. Com certeza será uma experiência marcante para todos e reitero que é de fundamental importância que nós tenhamos mais projetos dessa envergadura no estado, e organizados pelo próprio estado; existe uma riqueza cultural vasta e diversificada acontecendo no estado e que só precisa ser vista com um pouco mais de carinho e abraçada com mais objetividade e visão de desenvolvimento”, aponta Edson.

Sobre sons e o que o inspira, Edson é categórico: “A música é deslocamento de som, e você poder usar isso para colocar ideias na cabeça de alguém, para curar alguém e ensinar outros a fazerem a mesma coisa é profundamente inspirador”, filosofa.




Músicos maranhenses selecionados
Edson Cosmos (contrabaixo)
Jorlielson Lima (violoncelo)
Lenilton Ferreira (1º Violino)
Neilan Saelle de Oliveira (2º violino)
Thaynara Oliveira (2º violino)
Valberlino Gomes (trompa)
Direção: Simone Leitão (piano)
Regência: Daniel Guedes


Agenda Turnê
19/04 Vitória do Mearim
20/04 Itapecuru Mirim
23/04 Santa Inês
24/04 Alto Alegre do Pindaré


Serviço
O quê? Academia Jovem Concertante (MA)
Quando? Hoje, às 19h
Onde? Teatro Arthur Azevedo
Quanto? Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário