sábado, 7 de dezembro de 2013

Reeditando a história




http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/impar/2013/12/05/interna_impar,147637/para-lembrar-da-historia-luiz-de-mello-reedita-o-livro-baseado-nos-es.shtml
 

O pesquisador Luiz de Mello reedita o livro baseado nos escritos Informação sobre a Capitania do Maranhão dada em 1813
                                                     O pesquisador Luiz de Mello
 
Já em 1813 as mazelas de São Luís eram citadas na história e documentadas nos escritos Informação sobre a Capitania do Maranhão dada em 1813/ao chanceler Antonio Rodrigues Velloso por Bernardo José da Gama. O texto virou livro (360 graus, 2013), reeditado pelo pesquisador Luiz de Mello. 

Luiz de Mello fez uma revisão ortográfica do texto de Gama e organizou uma compilação com o texto original e a nova versão. O livro também traz apontamentos da artista plástica e professora Raimunda Fortes que sobre o livro, diz que Luiz de Mello coloca à disposição da sociedade maranhense um documento, com ortografia atualizada, riquíssimo em questões atuais sobre a vida, a política, a moral e os costumes dos maranhenses.

“Gama inicia seu relato falando da capital São Luís, caracterizando-a como ‘pequena’ e composta apenas de duas freguesias, ‘as quaes em soma contém o número de dezoito mil habitantes de todas as cores, sendo de brancos, só a décima parte’. Além disso, o autor critica as mazelas da cidade de São Luís (falta de Cais, Alfândega, Polícia, Hospitais, Institutos Educacionais, Passeio Público, Estradas Públicas, médicos, funcionários da Marinha e destaca as necessidades de inúmeras ações públicas a serem encaminhadas pelo Governo, como por exemplo, a construção de uma ‘muralha da parte do mar; donde resultará não só utilizada de servir toda ella como Trapiche, e mesmo amarração dos Navios, como tão bem a vantagem de mais hua Grande Praça para edificar-se Caza da Alfândega, e de Inspecção e para outras mais obras, que ocorrerem”.

Para o pesquisador, o livro é bastante atual. Ele já tinha conhecimento desse texto desde os anos 1990, pois o mesmo já foi citado por vários historiadores “Esse livro foi escrito em 1813, publicado em 1872 e relata a história de São Luís. Achei interessante fazer a revisão e anexar o texto antigo, pois ate então ninguém havia se interessado em fazê-lo. Eu o localizei em 1997 e em 2004 encontrei o texto publicado no Jornal Pacotilha em 1º e julho de 1917 por meio de microfilmagem em arquivo pertencente à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro”, comenta o pesquisador que já contabiliza mais de 27 anos de atividade.

Atualmente Mello está trabalhando na pesquisa da continuação do livro Cronologia das Artes Plásticas do Maranhão II Volume, que vai do período de 1931 a 1942, fechando o ciclo de 100 anos das artes plásticas no Estado.

A obra

O livro Informação sobre a Capitania do Maranhão dada em 1813/ao chanceler Antonio Rodrigues Velloso por Bernardo José da Gama pode ser obtido com o organizador a R$ 20 pelo contato: 8124-0042.


TRÊS PERGUNTAS//LUIZ DE MELLO

Por que reeditar esse livro?
“Pela atualidade das denúncias que Bernardo José da Gama fez sobre as mazelas do Maranhão e, principalmente, sobre a cidade de São Luís, mas também pelos feitos administrativos (como por exemplo, o Pelourinho que ele mandou vir de Lisboa) do referido Bernardo”.

E qual a contribuição dessa publicação?

“A visão ambiental avançada que Gama demonstrava naquela época. O autor destacava, por exemplo, os problemas do sistema de agricultura existente na época conhecido atualmente como “roça no toco”, onde a queima da vegetação e do solo são usados para a produção de uma área”.

Que informações o livro traz desconhecidas do maranhense?

“Muitas. Por exemplo, o fato do pelourinho que era em frente à Igreja do Carmo, e que depois de ter sido demolido, Gama mandou trazer um de Portugal. Outro fato também é sobre a Rua dos Sapateiros que ia da Praia Grande ao Largo do Carmo, e que também se conhece por Ladeira do Comércio e Humberto de Campos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário