sábado, 26 de janeiro de 2013

Entrevista com o sambista Péricles


Fonte: Publicada na edição de hoje de O Imparcial



A presença marcante e a voz potente do cantor Péricles é a grande atração desta noite no Patrimônio Show (Praia Grande), a partir das 22h. O show faz parte da turnê de divulgação do primeiro trabalho solo do sambista CD e DVD Sensações, lançado em meados de 2012. O repertório, que mescla músicas inéditas e regravações, é uma homenagem aos renomados compositores Curica e Prateado e traz 11 canções assinadas pela dupla.

Durante o show o cantor, ex-Exaltasamba, canta músicas do CD feitas em parceria e algumas versões como Céu de Santo Amaro (Bach/versão Flavio Venturini), além de sucessos da trajetória como cantor e compositor. “Gosto de trabalhar com o Carica e Prateado, que dividem vários trabalhos comigo, entre vários outros grandes compositores. Também sou muito grato por contar com as participações de Luan Santana e de meu filho, Lucas, que canta uma música de sua autoria no DVD. Foi um momento bem emocionante”, comenta Péricles em entrevista ao jornal O Imparcial.

Após 23 anos como um dos vocalistas do Exaltasamba, em seu trabalho solo Péricles deu ênfase aos pagodes românticos, sem deixar de lado o partido alto e as músicas dançantes, como em Não tão menos semelhante (Carica Mário Sérgio) e a conhecida Supra Sumo do Amor (Flávio Cardoso/Luiz Cláudio Picolé). Subir ao palco depois de 23 anos com o grupo, segundo Péricles, “foi desafiador, fiquei bem apreensivo, mas graças a Deus, tudo está indo melhor do que eu esperava”, diz ele.

Nascido em Santo André (SP), antes de entrar para a carreira artística Péricles trabalhou como inspetor de alunos em uma escola da região do ABC Paulista. Começou na música tocando com amigos até ingressar no Exaltasamba, em 1989. Foi vocalista do grupo por 23 anos, lançou 15 CDs e quatro DVDs. Com o Exaltasamba vendeu mais de 15 milhões de discos e tocou em todos os cantos do país, além de realizar turnês na Europa e Estados Unidos.


Seis perguntas//Péricles

Como você avalia essa nova fase da sua carreira?
O público que curtia o meu trabalho antes é o mesmo público que me acompanha hoje. Estou colhendo muitos frutos nesta minha nova fase. Sensações está entre os CDs mais vendidos em todo o país, Linguagem dos Olhos também está entre as mais tocadas nas rádios do Brasil. Por tudo isso eu tenho muito que agradecer a todos os meus fãs, ao meu escritório e a todos os envolvidos neste trabalho.


Nesse trabalho você deu ênfase ao pagode romântico, como se deu a escolha do repertório?
Neste trabalho quis prestar uma homenagem a dois grandes compositores que fizeram sucesso por suas composições no grupo Sensação, Carica e Prateado, daí o nome Sensações.


Você agora faz parte do elenco do Esquenta (Rede Globo). Como tem sido conviver e compartilhar o palco com tantos artistas de estilos diferentes?
Foi uma honra receber esse convite. Para mim é uma grande festa, uma extensão dos palcos porque já conheço essa galera há muito tempo, então reencontrá-los e fazer
parte de um programa como esse é um imenso prazer. O Brasil é um país multicultural. Somos parte de todas essas influências. Eu já cantei e gravei com vários gêneros, até rap para você ter uma idéia. Sou a favor do multiculturalismo.


E falando nisso quais são as suas influências?
Meu avô era músico, por isso se ouvia muita música em casa. Ele curtia música negra norte-americana e nós acabávamos ouvindo junto. Ele também gostava de samba das antigas. Quando eu tinha 13, 14 anos, eu passei a fazer parte do coral da igreja. Foi quando aprendi a tocar violão. Aos 16, já tocava cavaquinho e desde então, não parei mais. Ouço de tudo e acabo levando um pouco dessas influências para a minha música.


E o que mais gostar de ouvir quando não está trabalhando?
Desde R&B, samba, gospel, MPB, enfim, ouço de tudo.


O que o público pode esperar do seu show aqui em São Luís?
O público pode ter a certeza de que ouvirá grandes sucessos que marcaram época e também muitas músicas do meu novo trabalho como Linguagem dos Olhos, Olá (música de autoria do meu filho, Lucas), Anjo meu, Se liga, Minha razão (que fez parte da trilha de Avenida Brasil).





Serviço
O quê? Show de Péricles
Quando? Hoje, a partir das 22h
Onde? Patrimônio Show (Praia Grande)
Quanto? R$50 (pista), R$ 120,00 (camarote)

Foto: Inovashow

Nenhum comentário:

Postar um comentário