quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Videoconferências sobre Sistema Nacional de Cultura e Economia Criativa acontece nesta quinta-feira

A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura realiza nesta quinta-feira (13/09), duas conferências em vídeo que visam esclarecer dúvidas a respeito à implantação do Sistema Nacional de Cultura nos estados e municípios da região, além de ações voltadas à economia criativa. Os interessados em participar deverão acessar o Twitter do MinC Nordeste para obter o link que transmitirá os encontros.

A primeira conferência será realizada pela  manhã, às 10h, e terá como pauta o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A atividade será ministrada pelas consultoras da Unesco Liduína Lins, Vânia Brayner e Cris Vale, que irão orientar o público a respeito dos requisitos necessários para que os municípios e estados recebam os repasses do orçamento do Ministério da Cultura. O Sistema Nacional de Cultura (SNC) foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, no dia 29 de agosto, dentro da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 34/2012. A iniciativa descentraliza a distribuição de recursos na área, através da integração entre as esferas federal, estadual e municipal. A participação da sociedade civil é garantida na forma de conselhos e conferências, compostos por representantes dos vários segmentos artísticos, que contribuirão com a continuidade das políticas públicas desenvolvidas. O SNC tem o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros o pleno exercício de seus direitos culturais, e visa atender de forma mais eficiente às demandas e potencialidades de cada região.

À tarde  é a vez da economia criativa, em uma videoconferência ministrada pelo chefe da Representação Regional Nordeste, Fábio Henrique Lima, com a participação do Coordenador de Economia Criativa da Fundarpe / Secretaria de Cultura de Pernambuco, Luciano Gonçalo. A economia criativa tem despertado o interesse de artistas, gestores públicos e empreendedores, por gerar renda e desenvolvimento através de projetos com forte caráter inovador e sustentável. Entre os segmentos mais recorrentes desta área, estão a música, a moda, o desenvolvimento de softwares, o design e artesanato, entre outros. A videoconferência estará disponível para tirar dúvidas e abrir um diálogo a respeito da implementação de políticas públicas voltadas ao setor.


Serviço:

O quê? Conferências em vídeo: Sistema Nacional de Cultura e Economia Criativa no MinC Nordeste
Quando?13 / 09 (quinta-feira), às 10h (Sistema Nacional de Cultura) e às 15h (Economia Criativa)

 Onde? www.twitter.com/mincnordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário