quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Azulejos são registrados em livro


Vai ser lançado hoje, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, às 19h, o  livro Inventário do Patrimônio Azulejar, uma parceira da Vale com a Associação de Amigos do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. A publicação é um registro de pesquisas patrocinadas pela empresa que contribuirá para que estudiosos e pesquisadores possam identificar a tipologia dos azulejos dos séculos XVIII, XIX e meados de XX disponíveis no estado, e que são originários de Portugal, França, Inglaterra, Holanda e Alemanha. 
A Vale lançou no fim do primeiro semestre um conjunto de projetos culturais patrocinados por ela para celebrar o quarto centenário de São Luís. Desde então, já foram executados os seguintes projetos: o restauro do prédio do antigo Liceu Maranhense (entrega acontece nesta sexta-feira, 28/09), livro fotográfico 400 Anos Luz, projeto O Barco e a Barca, turnê Prêmio da Música Brasileira, Vale Festejar, apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, Prêmio Literário IV Centenário de São Luís (entrega da premiação acontecerá também no dia 28/09) e o próprio Inventário do Patrimônio Azulejar, nesta quarta-feira. O Festival de Música Viva 400 anos é o próximo projeto a ser executado que integra a lista.   
O material catalogado faz parte do acervo encontrado no Centro Histórico de São Luís e nas cidades maranhenses de Alcântara, Caxias, Guimarães e Viana. Todo esse trabalho é fruto dos resultados das pesquisas realizadas nos anos de 2004 a 2006 por pesquisadores do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho coordenados pela pesquisadora popular Zelinda de Castro Lima, na época diretora do Centro.

2 comentários:

  1. Eu adorei o seu blog , futuramente pretendo fazer faculdade de Jornalismo, seu blog tem um conteúdo criativo que me chamou atenção. Agora o meu blog segue o seu . Abraços (:

    ResponderExcluir