quarta-feira, 18 de abril de 2012

Artistas maranhenses concorrem ao Prêmio Dynamite

A música maranhense está representada no Prêmio Dynamite de Música Independente com três indicações. O cantor Bruno Batista concorre na categoria Melhor Álbum de MPB com o CD Eu não sei sofrer em inglês; A banda Souvenir (foto)  está disputando na categoria  Banda Revelação; e a dupla Criolina concorre como Melhor Álbum de Música Regional com o CD Cine Tropical. A votação popular vai até o dia 15 de maio.
Para Marlon Silva, baixista da banda Souvenir, só em já ter passado pela “peneira” do prêmio indica que eles estão agradando. “Participar do Prêmio significa um reconhecimento porque a cena independente é muito grande, muito variada e tem muita gente boa. Por exemplo, estamos competindo com bandas como Matanza (banda carioca). Sabemos que a Criolina e o Bruno Batista também estão concorrendo em outras categorias, então é começar a divulgar pra gente ter resultado positivo”, conta Marlon.

A banda formada por Marlon Silva (baixo), Wilson (bateria), Thiago Fragoso (guitarra) e  Adnon (vocal, guitarra e violão), mistura elementos que passeiam entre o rock, jazz, trip hop, rock britânico, lounge, eletro-folk, eletrônico e drum'n'bass, tendo como resultado um som com influências psicodélicas e do rock dos anos 90. O destaque vai para música Pixel que causa um relaxamento surpreendente.
O álbum Cine Tropical selecionado  por iniciativa do próprio site causou surpresa à dupla Criolina e segundo Luciana Simões, “a notícia nos pegou de sopetão. É uma coisa legal. Eu vi que todos os indicados são artistas de qualidade e é gente que tá nessa cena independente já há algum tempo, então a gente fica feliz de estar participando dessa premiação”, conta Luciana.
Já para Bruno Batista, indicado também na pré-seleção do Prêmio da Música Brasileira, os dois são prêmios importantes. “O da Música Brasileira por abranger mais categorias e variados tipos de artistas e todo o universo brasileiro da música. Já o Dynamite que é voltado para música independente tem esse poder de divulgar o trabalho do artista que até então pode ser desconhecido. Eu achei ótima essa indicação. São músicas e trabalhos produzidos no Maranhão e que estão ganhando força, já algum tempo era preciso haver isso. Embora o meu disco não tenha sido produzido aí, mas tem alma maranhense.
O Prêmio Dynamite de Música Independente surgiu em 2002 e já contemplou artistas como Mallu Magalhães, Vanguart, Cachorro Grande, entre outros. Para votar nos representantes maranhenses é só acessar o site  http://www.premiodynamite.com.br/ até o dia 15 de maio.

Banda Revelação
A Souvenir mistura elementos de rock, jazz, trip hop, rock britânico, lounge, folk, eletrônico e drum'n'bass. A banda está em estúdio para lançar seu primeiro trabalho, que está previsto para o segundo semestre de 2012, gravado e produzido totalmente pela banda. O grupo divulga os singles dos álbuns Pixel e  Reach Out The Sun em shows, nas redes sociais e em sites especilizados em música.

Melhor Álbum Regional
O segundo disco da dupla Criolina tem canções inéditas baseadas em fatos reais. São 14 faixas com referências visuais e sonoras do cinema antigo, como John Wayne, Mazzaropi, Brigitte Bardot, Glauber Rocha, Ennio Morricone e Serge Gainsborg. Romance, aventura, bang bang, ficção científica e até chanchada compõem as trilhas que conduzem a diversos cenários e paisagens musicais do cinema mundial.

Melhor Álbum de MPB
O segundo álbum de Bruno Batista tem repertório autoral e transita por ritmos tradicionais brasileiros e influências da música pop nacional. O disco traz 12 canções com letras repletas de referências às artes e literatura. Dentre as referências de Bruno Batista estão nomes como Caetano Veloso, Aldir Blanc e Cole Porter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário