sexta-feira, 4 de março de 2016

Xande: A Revelação do Samba



Xande de Pilares vai envolver a orla marítima com muito samba em São Luís nesta sexta-feira (4), na Casa das Dunas (Avenida Litorânea), a partir das 20h. O sambista vem mostrar o primeiro álbum da carreira solo e ainda os grandes sucessos da época do grupo Revelação, em que foi vocalista. A Casa ainda vai apresentar diversas atrações locais, como grupo Argumento e a discotecagem do DJ Marcelo Guzman.
O sambista está em turnê de divulgação do disco Perseverança, primeiro álbum da carreira solo, após deixar o Grupo Revelação em 2014. Entre as músicas do novo trabalho estão Elas Estão no Controle (cujo clipe tem a participação da atriz Juliana Alves), Clareou, Sintonia do Amor, além da canção-título Perseverança.  Mas os fãs também vão sambar ao som dos grandes sucessos da época do grupo Revelação, como as canções Deixa Acontecer, Tá Escrito, Só Vai de Camarote, Velocidade da Luz,  A Paixão me Pegou, entre outros.
Xande é um dos nomes mais expressivos da nova geração do samba, mas embora seja considerado assim, Xande diz não se preocupar com rótulos. “Eu prefiro ser considerado um dos sambistas que tentam seguir o caminho dos sambistas consagrados, das antigas, dos que começaram lá atrás. Eu estou mais preocupado em dar continuidade ao o que aprendi com eles, do que ser o grande sambista da nova geração. Na realidade eu sou um sambista apaixonado pelo samba. Que sonha em ver o samba ser considerado como Música Popular Brasileira. Nós sambistas temos que aprender a lutar pelo o que é nosso. Viver e valorizar o que é nosso. Nosso país é conhecido lá fora como o do samba. Carmem Miranda saiu do Brasil para cantar samba. Tom Jobim, a Bossa Nova, que  não deixa de ser um samba. Então o samba tem que ser considerado música popular brasileira, sim. Porque samba também é música”, avalia.
O cantor e compositor começou a carreira ainda na infância no Morro da Chacrinha, Zona Norte do Rio de Janeiro, nas reuniões familiares. Um tio tocava violão, outro cavaquinho e bandolim. O avô tocava acordeão, a avó e a mãe cantavam.
Aos 16 anos, também começou a tocar pelos pagodes do subúrbio carioca e foi nessa época que surgiu Velocidade da Luz, grande sucesso do sambista. De lá para cá, foram várias composições de sucesso, parcerias, shows e incursões pelo samba, até chegar na carreira solo e se destacar com canções que falam direto ao coração.
“Minhas composições falam muito de amor. Eu sou muito romântico, eu procuro  falar do cotidiano, do que acontece na vida dos casais, na vida do ser humano. Eu gosto de escrever muito a realidade, o que vai de encontro aos corações das pessoas. Sempre tem alguém precisando de uma palavra amiga. Até nas minhas composições mesmo eu procuro dar um 'toquezinho', uma palavra, um recado, aqui ou ali”, conta Xande em entrevista a O Imparcial. 
Depois de passar pelo Revelação e seguir carreira solo, Xande segue se reinventado e experimentando. O cantor e compositor, estreou em 2014 no cinema, no filme Made in China (Estevão Ciavatta), ao lado de Regina Casé. Confira mais da entrevista!

Três perguntas//Xande de Pilares
Qual é o melhor de se fazer carreira solo?
O melhor de se fazer carreira solo é se sentir  recomeçando. O primeiro passo pra esta reconstrução  é gostar do que  faz, estar focado no que quer, saber que direção tomar, sem desespero, com calma, respeitando o espaço de todos. É importante saber e ter consciência, que este recomeço é igual quando você desce todos os degraus que você subiu. Você começa  construir tudo de novo.
Tudo na vida tem que ter desafio, pois quando não tem desafio, não tem graça. E o recomeço da minha carreira é uma coisa muito tranquila, porque eu não tenho pressa de nada. Mas não é fácil, não, tem que ter disposição. Você ter um catálogo e ter que fazer  outro... não é mole não, mas desafio é desafio, porém gostar de samba, de cantar e estar no meio do povo, dá força e facilita. 

Como você avalia o samba hoje no Brasil?
O samba tem o seu reduto. Hoje o movimento sertanejo junto com o forró está muito bem, mas como  já vi em outros anos, como nos anos 80, quando  a música internacional influenciava muito,  o samba teve que voltar pro  seu reduto. Nos anos 90 com a entrada da lambada, a mesma coisa, mas ele está sempre aí, ele tem lugar  cativo. Eu vejo o samba hoje muito bem reconhecido. Teve uma época em que se tinha os muros, ali é sertanejo, ali é o samba,  ali é o funk.  Agora não tem mais,  está tudo misturado, as pessoas já sabem o valor que ele tem. Mas é momento de peneira, o samba tem o seu lugar, mas está sofrendo uma mudança. 
São vários anos, várias décadas de movimento. Nos anos 70/80 tivemos Clara, Agepê nas paradas de sucesso,  Benito de Paula,  Paulinho da Viola, entre outros. Depois  vieram os  Originais do Samba também. Em meados da década de 80 foi lançado aquele disco Raça Brasileira que trouxe nomes como, Jovelina Pérola Negra, Zeca Pagodinho, Pedrinho da Flor e  o samba foi para o topo de novo ao ponto de  parar no programa do Roberto Carlos na época.
Na década de 90 veio a rapaziada, Negritude Jr., Katinguelê e Zeca Pagodinho , Fundo de Quintal já estavam  ali. E por aí foi indo. Já em  2000 foi a vez do  Revelação, Sorriso Maroto e assim vamos sempre caminhando. 

Sobre São Luís, você tem um público fiel... preparou algo especial?
Esse público que conquistei em São Luís deve-se muito a minha carreira junto com o grupo Revelação. E após minha saída ainda  posso desfrutar e continuar trabalhando por causa dessa referência. É um público que eu respeito muito até porque é a cidade da minha amiga idolatrada, Alcione, do meu amigo Camilo Mariano, entre outros poetas da cidade. São Luís tem um ótimo clima e  mulheres bonitas também. E eu vou preparar um lance bem especial, bem animado como foi da última vez, priorizando  o meu primeiro CD solo, Perseverança, e é claro cantando  alguns sucessos autorais

Anota aí!
O quê? Show Xande de Pilares
Quando?  Hoje (4), às 20h
Onde? Casa das Dunas (Avenida Litorânea)

Quanto? R$ 60,00 (pista) e R$ 90,00 (front). Nas lojas ADJI, na Bilheteria Digital do Shopping da Ilha e Rio Poty Hotel, 100% Vídeo da Avenida dos Holandeses e Casa das Dunas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário