segunda-feira, 14 de março de 2016

Maranhão terá Escola de Cinema


A Escola de Cinema do Maranhão é uma Unidade Vocacional do IEMA – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Vai funcionar na Rua Portugal, nº 221, Praia Grande, e será inaugurada  dia 14, segunda-feira, às 10h. A Escola oferecerá cursos em todas as áreas técnicas do cinema, além do curso regular de formação de roteiristas e diretores, com um ano de duração. Ainda no primeiro semestre, serão oferecidos três cursos na modalidade FIC – Formação Inicial e Continuada, de 160 horas cada: Direção de Fotografia, Som para Cinema e Atuação para Cinema.
“A Escola é uma grande conquista de todos que fazem cinema no Maranhão, um sonho antigo, um projeto escrito por muitas mãos e que agora se realiza. Nosso objetivo é oferecer cursos ministrados por grandes profissionais do mercado brasileiro e estrangeiro para que os alunos possam atuar de forma crítica e criativa”, afirma o cineasta Marcos Ponts, diretor e idealizador da Escola de Cinema do Maranhão e presidente da APROCIMA – Associação dos Produtores e Cineastas do Maranhão.
Em agosto, a ECM dará início ao curso regular de formação de roteiristas e diretores. Todos os cursos serão gratuitos e o processo de ingresso respeitará o sistema de cotas. Em abril, será lançado o edital dos quatro cursos mencionados. A ideia é lançar o curso de graduação no primeiro semestre de 2017. A Escola oferecerá também serviços de coprodução aos produtores maranhenses, que consistirá em empréstimos de equipamentos e finalização de som e imagem. Tudo isso por meio de edital interno.
“O projeto se fortalece na medida em que temos a possibilidade de criar um polo audiovisual do IEMA no Maranhão. Essas discussões já estão em curso e isso certamente será o próximo passo logo após a inauguração da Escola de Cinema do Maranhão. No final de março, uma equipe do ministério fará uma visita técnica para firmar os acordos de cooperação técnica e Inovação”, afirma o atual Secretário de Ciência, Tecnologia e reitor do IEMA, Bira do Pindaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário