sábado, 12 de março de 2016

Chagas da Maioba grava DVD


As comemorações para os 25 anos de cantoria do cantador de bumba-meu-boi Chagas da Maioba começaram há dois anos e culminam agora neste sábado, 12, com a gravação do DVD, na Casa das Dunas, em homenagem aos 25 anos de carreira do artista popular. A noite terá as presenças do grupo Madrilenus, além das participações especiais de Rita Benneditto e César Nascimento. A programação começa a partir das 19h e vai contar ainda com presença de jovens das comunidades onde foram realizadas as oficinas de canto, dança e percussão do projeto do CD/DVD dos 25 anos de cantoria de Chagas.
O projeto começou com as oficinas e workshops ministrados pelo próprio cantador e  por outros nomes expressivos do bumba-boi no Maranhão nas áreas de canto, dança e percussão, nos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e Icatu.
O propósito foi de oportunizar a formação de valores de jovens  entre 8 e 15 anos para o bumba-boi, sotaque da Ilha, garantindo assim a renovação e o futuro da manifestação folclórica.
Agora, com 27 anos de cantoria, Chagas diz que está surpreso, feliz, orgulhoso e esperançoso de dar prosseguimento ao trabalho de formação para as futuras gerações. Explicando os 27 anos: É que há 2 anos quando ele completou bodas de prata na cantoria, o projeto estava circulando e em captação. Somente agora, com o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, foi possível concretizá-lo.
“E eu estou muito feliz com o trabalho que pudemos desenvolver. Capacitamos jovens para a dança, a cantoria e a percussão. Porque se não fizermos isso, o sotaque da ilha não vai ‘bater’. Nós precisamos perpetuar essa cultura para as futuras gerações. Humberto já faleceu e assim como ele, perdemos vários cantadores. Outros estão doentes, já não cantam mais. Nós precisamos fazer esse trabalho”, aponta Chagas.  
Das oficinas foram selecionados 5 jovens cantadores que abrirão os shows cantando na noite de hoje a toada Se não existe o sol. “Eles e os jovens que foram selecionados na dança e na percussão também irão participar. Todos os jovens que participaram das oficinas estavam querendo muito se integrar com a nossa cultura”, observa Chagas.
Sobre os 27 anos de cantoria, Chagas diz que ter chegado até onde chegou é uma grande surpresa. “Eu confesso que nunca imaginei que ia assumir o batalhão da Maioba. Eu me orgulho de estar comemorando esses 25 anos pelo projeto, sendo que agora já são 27 anos, e 23 anos deles comandando o batalhão da Maioba. É uma alegria e um prazer, mas é fruto de muito trabalho, porque alcançar o sucesso é bacana, mas se manter é complicado. E a gente trabalha muito para manter isso”, avalia Chagas da Maioba. 

A chegada na Maioba
Chagas, que na verdade se chama Francisco de Sousa Corrêa, assumiu o posto na Maioba após a saída de João Chiador em 1993. Hoje ele é reverenciado e  homenageado tanto pela diretoria, brincantes, comunidade e nação maiobeira... mas nem sempre foi assim. Ainda com 19 anos chegou no grupo para ser auxiliar de João Chiador e já foi encontrando dificuldades. A comunidade não queria. Foi Zé Inaldo, presidente da Maioba, que o ouviu cantar no Boi do Sítio do Apicum e o apresentou durante um ensaio.
“Eu jamais pensei que fosse ficar tanto tempo na Maioba. De verdade, é um orgulho para mim, porque não foi fácil. Não acreditaram em mim. Foi Zé Inaldo que apostou em mim e hoje graças a Deus todo mundo gosta de mim”, conta o cantador.
Depois da saída de Chiador para o boi de São José de Ribamar, a Maioba se revoltou e não queria aceitar outro cantador. Novamente foi uma luta para Chagas ser aceito. “O povo dizia para Zé Inaldo: ‘Rapá tu tá doido? Levar esse menino pra cantar?’. Eu era um menino mesmo, tava (sic)  muito nervoso. Imagina, substituir Chiador? Mas a primeira vez que eu passei em São Marçal como cantor oficial foi inesquecível. Foi um dos grandes momentos que guardo até hoje”,  conta Chagas.

Os convidados
A cantora Rita Benneditto é uma das convidadas especiais para a gravação do DVD. Em entrevista ela revelou que sempre teve vontade de ter a sua voz, o seu canto, ligado a uma toada de bumba-meu-boi.

“Feliz de poder participar desse encontro com Chagas, esse grande mestre, esse grande cantador, especialmente com a comunidade da Maioba, tão importante para a preservação da nossa história cultural e musical maranhense. E Fiquei muito feliz mesmo. Eu sempre tive vontade de ter a minha voz ligada com um batalhão tão poderoso quanto o da Maioba, poder cantar com toda aquela batida rítmica que é tão familiar a mim, agradeço a Chagas pelo convite e o parabenizo pelo projeto que não se limita só à gravação do DVD, mas a um trabalho comunitário de preservação da cultura, história do bumba-meu-boi nas comunidades, as oficinas e toda essa importância histórica dessa manifestação para a nossa cultura. Vai ser uma grande festa!”, comenta Rita.

César Nascimento também se sentiu honrado com o convite. “Gostei muito da toada que cantarei no disco. É uma homenagem à mulher em um formato de composição que muito me agradou. No estilo de Se não existisse. Portanto, estou na minha Ilha muito contente por participar deste projeto cultural que é um presente pro Maranhão e que fortalece a nossa cultura popular que tanto admiro. Meus agradecimentos ao Chagas e ao Osvaldo ‘Mandou Legal’ pelo convite”.

Serviço
O quê? Gravação do DVD Chagas 25 anos de cantoria
Quando? Hoje (12), às 19h
Onde? Casa das Dunas (Avenida Litorânea)
Quanto? Para convidados

Nenhum comentário:

Postar um comentário