segunda-feira, 14 de março de 2016

20 anos da Banda Tanatron


“Estamos completando 20 anos de carreira em 2016. E para marcar este momento tão importante para uma banda independente, vamos lançar nosso novo trabalho, que será o primeiro full álbum da banda. Mas para isso tudo virar realidade precisamos do apoio de vocês em mais um grande passo em nossa caminhada”.  Esse é o apelo da banda maranhense de death metal, Tanatron, no site colaborativo Kickante.com para conseguir recursos para produzir e lançar, além do CD, um documentário sobre a história da banda com imagens de shows, fotos, making off das gravações e depoimentos de pessoas que foram e são importantes para que a banda chegasse às duas décadas em atividade.
O sistema colaborativo é conhecido como crowdfunding, uma forma de doar para que o artista, grupo ou banda consiga realizar o projeto. Em troca a pessoa recebe recompensas, que no caso dessa campanha vai desde o CD da banda (categoria bronze), até o valor da categoria diamante, que inclui o CD, adesivo da banda, botom, camiseta, vídeo exclusivo de agradecimento feito pela banda para postar redes sociais, nome nos agradecimentos no encarte do CD, entre outras.
A iniciativa funciona como uma pré-venda. Até o momento eles conseguiram arrecadar 14% do total da meta que se encerra em 53 dias. “Em três dias já tínhamos 10% da meta e um monte de gente compartilhando nas redes sociais. Estamos comemorando cada compartilhamento e cada apoio. Algumas falando da qualidade da banda, da história que se confunde com a do rock pesado aqui. Mas nós nem conseguimos olhar dessa forma, com todo esse respaldo, porque estamos a cada dia tentando buscar esse espaço e reconhecimento. Estamos bem felizes”, conta Nyelson Weber, baixista e vocalista da banda.
Com a formação atual composta ainda por Nynrod Weber (guitarra), Daniel Azevedo (guitarra) e Weeslem Lima (bateria), a Tanatron  foi formada em julho de 1996 por Nyelson e Weeslem executando um rock visceral e agressivo e nessas duas décadas vem mantendo vivo o ideal da música Underground.

A trajetória
Após seu primeiro ano depois de formada  a banda passou por uma reformulação com a saída de dois integrantes e a entrada de Nynrod Weber (guitarra), com 13 anos apenas. A partir daí a banda inicia o processo de composição de novas músicas e retorna aos palcos com uma apresentação em Teresina-PI e entre os anos de 1998 e 1999 realizou vários shows em São Luis - MA.
O ano de 2000 marcou a entrada de um segundo guitarrista, Ehremburg Mussuri (ex-Ânsia de Vômito, Cremador). O quarteto realiza uma série de shows arrasadores, que lhes renderam uma posição de destaque na cena local.
A banda volta a ser um trio em 2001 com a saída de Ehremburg. Durante o decorrer do ano, iniciam as composições e o processo de gravação de seu primeiro CD demo.
O segundo demo foi lançado em 2007 e alcançou mais de mil cópias distribuídas rendendo boas críticas de público e mídias especializadas. Em 2009 a banda preparava material novo para a gravação de seu CD quando foi forçada a parar por motivo de saúde de dois de seus integrantes.
Após o retorno aos palcos, em 2013,  a banda se concentrou nas composições e no lançamento do single em clipe oficial da música Tanatron, e que rendeu o convite para a abertura do show do Annihilator do Canadá, na cidade de Catanduva-SP.
Chegando a duas décadas de fundação, Tanatron recrutou o guitarrista Daniel Azevedo. Ao longo de sua carreira o Tanatron teve a honra de dividir palco com diversas bandas nacionais e internacionais, entre elas Destruction (ALE), Annihilator (CAN), Krisiun, Korzus, Ratos de Porão, Incantation (EUA), Torture Squad, Subtera, Jackdevil, Brutallian, Ânsia de Vômito, Obskure, Claustrofobia, Disgrace And Terror, Valhalla, Funeratus, The Order, entre tantas outras do cenário nacional.

CD 20 anos
No disco comemorativo que começará a ser gravado em maio, todas as músicas vão ter como tema central a morte. “Vista por diversos ângulos, sobre como diversas culturas a veem, como cada um enfrenta a perda, sobre o sentido dela para a vida de todos e por aí vai”, comenta Nyelson.
Por enquanto a banda revela algumas das composições que estarão no CD: Tanatron, We Need The Death, Betrayed By Yourself.
O primeiro CD demo da banda Primitive Behavior foi gravado em 2001 e rendeu uma turnê iniciada em São Luís, passando por Imperatriz (MA) Belém (PA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). Em 2007 a banda lançou o segundo demo, Trivial Chaos, que permitiu que a banda se apresentasse pela segunda vez no Forcaos em 2008, além de realizar shows em São Luis-MA, Teresina-PI, Parnaíba-PI, Imperatriz-MA, Belém-PA, entre outras cidades.

Duas perguntas// Nyelson Weber
Duas décadas de banda e como vocês se veem?
Hoje estamos passando por uma das melhores fases da banda, com uma formação que queríamos ter, com dois guitarristas, com a possibilidade de lançar um CD oficial e trabalhando pra lançar um documentário que vai contar essa história. Lançamos um clipe oficial em 2014 e agora estamos recebendo muitos convites pra tocar fora. Para uma banda que sempre foi levada com profissionalismo, mas que nunca foi a nossa fonte de renda, ficar 20 anos em atividade e continuar com reconhecimento é uma realização enorme. Estamos bem motivados a continuar a produzir e viajar pra mostrar o trabalho.

E o que você destaca de melhor nesses 20 anos?
Uma banda que faz música por paixão e não por fonte de renda. Acho que o mais importante foi a projeção e apoio que temos até hoje. Com tantas boas bandas surgindo a gente continua a ter apoio (e essa campanha do crowdfunding tem sido um bom exemplo disso) e reconhecimento. Tocamos com bandas internacionais, bandas nacionais, fizemos amigos em quase todos os estados brasileiros, tocamos em festivais e ainda estar em atividade depois de 20 anos, era algo que a gente não imaginava quando começou.


Saiba Mais
2. Dias restantes: 53
3. Colaborações até 5 de maio
4. Valores de R$25,00 até 500,00
5. Entrega das recompensas estimadas para 15 de julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário