sexta-feira, 4 de maio de 2012

Reencontros, com Roberto Rafa

Quem estava com saudades do cantor maranhense Roberto Rafa pode vê-lo novamente no palco do Teatro Arthur Azevedo no show Reencontros, que acontece logo mais às 21h, com  participação especial dos cantores Jô Santos e Jorge Martins.
Nessa nova fase Roberto Rafa se mostra motivado novamente, mas sem a preocupação de “aparecer” na mídia social revelando uma satisfação pessoal em voltar a tocar, mostrar suas composições e poder dividir todo o sentimento que tem pela música com amigos e seu público.
“Cantar é algo que você tem que estar motivado porque você passa para o público uma mensagem de sentimento. A música é uma linguagem como qualquer outra arte e eu, particularmente não posso fazer isso sem estar motivado”, conta Rafa.
Roberto Rafa vai apresentar um repertório com 20 canções da música popular brasileira em uma hora e trinta minutos de duração. São músicas que segundo ele o acompanham em sua trajetória e que falam de sentimento, natureza, religião, brasilidade. “Foi difícil escolher, dentre um universo grande de composições, esse repertório. Então essa é uma pequena mostra do que eu gosto e que gostaria de dividir com o público”, conta Rafa.

Quatro perguntas//Roberto Rafa
O que aconteceu para que você se recolhesse da vida musical?
Eu estava sem motivação. Quando eu gravei o Coisas de Amor (o segundo CD) que foi muito bem sucedido, muito elogiado pela crítica, eu viajei, fiz grandes shows, mas quando eu voltei de Brasília eu vi que se não tivesse disponibilidade para sair daqui, e nem todo mundo tem, fazer a coisa acontecer e tentar o eixo Rio-São Paulo eu teria que voltar para o redemoinho que é fazer as mesmas coisas de novo. Com os CDs eu passei dois anos e meio sem descansar também. Isso me deixou desmotivado, então decidi dar um tempo.

“Fazer as mesmas coisas de novo”?
Sim. Aqui em São Luís o artista faz tudo. É muito trabalhoso cantar, fazer música aqui. Eu sempre fiz tudo para que os shows fossem bem feitos, então me envolvia em todas as áreas. Com os CDs eu passei dois anos e meio sem descansar também. Certa vez eu li numa revista sobre Nana Caymmi e Pavarotti (Luciano). Nana no dia do show passa o dia descansando, não sai da cama. Pavarotti chega a circular de cadeira de  rodas para ficar relaxado para o show. Então veja o nível de exigência desses artistas e o que a gente faz aqui. Artista é troca. É o prazer de cantar e fazer essa troca, essa empatia. É uma mensagem não só de poesia, mas de sentimento e para isso o artista tem que estar bem.

Mas as coisas não mudaram aqui em São Luís, então o que te fez voltar?
No ano passado eu voltei a  sentir prazer em tocar meu violão. Tocar por tocar. Como há e sempre houve a cobrança das pessoas, dos amigos, de saber onde eu estava tocando ou o porquê de eu não estar nos palcos, eu uni essas duas coisas para fazer o show Reeencontro, com a música e com o público. Hoje eu estou bem com disposição para fazer muita coisa. Cantar é um estado de espírito.

Então esse show também representa uma volta de Roberto Rafa?
Eu sou um compositor muito aberto e aí faço música popular, de sentimentos, de religião. No CD Nação Tupiniquin eu fiz Axé falando dos 4 elementos da natureza. No segundo CD veio um lado mais romântico o Coisas de Amor. Agora para os  próximos projetos virão mais coisas, pois minha visão está mais apurada. Estou mais pleno. Minha vontade é permanecer, pois estou mais calmo. Não tenho mais aquela ânsia de sair daqui para aparecer fora daqui de São Luís. Se tenho um público que aprecia a minha música aqui decidi que vou continuar fazendo o que faço sem as preocupações de antes. 


Repertório
Canto de Ossanha (Baden Powell e Vinícius de Moraes)
Berimbau (Vinícius de Moraes)
É D'oxum (Gerônimo)
Ijexá (Edil Pacheco)
Oração ao Tempo (Caetano Veloso)
Pontio (Edu Lobo)
Arrastão (Edu Lobo e Vinícius)
Menino de Braçanã (Luis Vieira e Arnaldo Passos)
Não dá Mais Pra Segurar  (Gonzaguinha)
Deixa Ficar (Nana Caymmi)
Dias de Lua (Claudio Cartier)
Atrás da Porta  (Francis Hime e Chico Buarque)
Todo Sentimento (Chico Buarque)
Bilhete (Ivan Lins e Victor Martins)
Resposta ao Tempo (Cristóvão Bastos e Aldir Blanc)
Amor Puro (Djavan)
Coisas de Amor (Roberto Rafa)
Mulata Bonita (Antonio Vieira)
Acontece (Cartola)
Arrumação ( Elomar)

Ficha técnica
Direção Musical e Arranjos – Adelino Valente e Roberto Rafa
Violão - Luiz Jr.
Piano - Adelino Valente
Percussão - Arlindo Carvalho
Cenário - Ruber
Produção Executiva - Mário Jorge

Serviço
O quê? Show Reencontros
Quando? 4, às 21h
Onde? Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro)
Quanto?Plateia e frisa R$ 30,00; Camarote, balcão e galeria R$ 20,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário