Projeto paisagístico do logradouro integra o projeto de requalificação do espaçoIniciaram nesta semana os serviços de implantação do novo projeto paisagístico da Praça da Mãe d´Água, no Centro Histórico. O trabalho é mais uma etapa das obras de requalificação urbanística da Praça D. Pedro II, que estão sendo executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís, com recursos oriundos do PAC Cidades Históricas. As obras na área estão na fase de acabamento.
A reforma da praça, faz parte de um conjunto de obras que estão sendo executadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura na região do Centro, que compreende ainda a requalificação urbanística do Complexo Deodoro - praça do Pantheon e Deodoro e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro - e reforma da Rua Grande.
Esta semana também foi dado início aos serviços de construção da passarela de pedestre que dará acesso da praça ao Palácio Episcopal, Igreja da Sé e ao Museu de Arte Sacra. A obra da Praça da Mãe d´Água inclui ainda a modificação dos canteiros, do piso de pedras portuguesa e colocação de bancos de concreto. Um novo projeto de iluminação também será implantado para realçar ainda mais a riqueza arquitetônica dos monumentos no entorno da praça.
A escultura da Mãe d'Água foi retirada da praça pela Prefeitura de São Luís para restauro e como medida preventiva contra ação de vândalos. A restauração é acompanhada por técnicos do Iphan. Atualmente, a escultura do maranhense Newton Sá se encontra nos jardins do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, localizado na Rua do Sol, no Centro. Após a reforma, a escultura será devolvida ao antigo local.
A área da Praça da Mãe d'Água é protegida por tombamento Estadual e Federal, além de ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como patrimônio mundial.
|
Jornalismo, cultura, TV, famosidades, entretenimento, futilidades e o que vier à cabeça.
sábado, 23 de junho de 2018
Praça da Mãe d'Água recebe novo paisagismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário