terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Projeto #FalaIema no Cine Praia Grande

O cineasta paulista João Paulo Miranda estará em São Luís nesta quarta-feira (dia 6 de dezembro), às 18h30, no Cine Praia Grande,  para participar do evento “#FalaIema”, momento em que o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) recebe autoridades que tenham uma trajetória de trabalho e contribuição de grande relevância para a sociedade.
Na sessão serão exibidos seus três curtas-metragens:

- Command Action (2015) Selecionado na "Semana da Crítica" do Festival de Cannes
- A Moça Que Dançou Com o Diabo (2016, foto) Prêmio de Menção Honrosa na Competitiva Oficial do Festival de Cannes
- Meninas Formicidas (2017) Selecionado no Festival de Veneza

 Após a exibição haverá um debate com o público e estudantes da unidade vocacional do Iema - Escola de Cinema. A conversa terá como foco o fazer cinematográfico frisando a direção cinematográfica, onde João Paulo Miranda apresentará sua experiência nesse âmbito de uma forma dialógica e debatida com os alunos.

De acordo com o reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Jhonatan Almada, a arte e a cultura são campos fundamentais que merecem mais valorização. “Entendemos que trabalhar a sétima arte é muito importante. Por isso, apostamos e investimos na Escola de Cinema do Maranhão e estamos abrindo oportunidades para todos. A meta é qualificar essa demanda para alcançar os princípios estratégicos do Instituto, que é democratizar o acesso à educação profissional e tecnológica, uma prioridade do Governo Flávio Dino”, disse o reitor.

A gestora geral da Escola de Cinema, Liviane Santana, reiterou a importância de propiciar que diversos apaixonados por cinema participem da iniciativa. “Os nossos alunos só têm a ganhar com a colaboração do cineasta João Paulo Miranda. Para nós é motivo de muito orgulho. O professor é uma referência no cenário nacional, pois está levando o nome do Brasil para festivais importantes no mundo todo. No âmbito da Escola de Cinema, sentimos muita satisfação, pois é um projeto novo e vai agregar muito ao nosso trabalho”, contou.
O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, sujeita à lotação da sala.


Sinopses:

COMMAND ACTION, de João Paulo Miranda (Brasil, 2015)
Um garoto está comprando legumes para sua família em uma feira livre quando, de repente, algo muda em seu caminho.
Teaser: https://vimeo.com/125949593

A MOÇA QUE DANÇOU COM O DIABO, de João Paulo Miranda (Brasil, 2016)
Em uma sociedade conservadora e religiosa, uma garota vive sua rotina tentando encontrar o seu paraíso na Terra.
Teaser: https://vimeo.com/163185323

MENINAS FORMICIDAS, de João Paulo Miranda (Brasil - França, 2017)
No Brasil, "Meninas Formicida" são adolescentes do interior que trabalham em áreas de eucalipto. Elas matam formigas através de um pesticida, enquanto uma delas precisa lhe dar com uma gravidez indesejada. Ela vive num constante estado de medo, lutando contra uma mentalidade conservadora e machista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário