quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Último espetáculo teatral do Circuito Especial do Palco Giratório do Sesc acontece nesta quinta


Pela primeira vez o Sesc no Maranhão entra no roteiro do Circuito Especial do Palco Giratório, que busca homenagear artistas e grupos que contribuíram para o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil. Em comemoração aos 20 anos do projeto, o Circuito Especial recebe a Tribo de Atuadores “Ói Nóis Aqui Traveiz”, importante grupo de teatro da cidade de Porto Alegre. Finalizando a programação em São Luís, que também integra a 12ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes, o grupo apresenta o espetáculo “Evocando os mortos – Poéticas da Experiência”  (foto acima) nesta quinta (9), às 18 horas, na Guest House.

A Tribo de Atuadores “Ói Nóis Aqui Traveiz” possui uma trajetória de mais de três décadas, onde desenvolveu uma estética própria, formada a partir de pesquisa, estudo e experimentações, estabelecendo um novo modo de atuação. A determinação em pôr em prática novas linguagens fez o grupo se destacar ao seguir caminhos nunca trilhados na história das artes cênicas brasileira.

Na quinta-feira, dia 9 de novembro, às 18 horas, na Guest House, acontece a segunda apresentação da companhia: a desmontagem “Evocando os mortos – Poéticas da Experiência”, com a Tânia Farias, da Tribo de Atuadores “Ói Nóis Aqui Traveiz”. A performance constitui um olhar sobre as discussões de gênero, abordando a violência contra a mulher em suas variantes, questões que passaram a ocupar centralmente o trabalho de criação do grupo.

O grupo, durante o intercâmbio em São Luís, participou também apresentou o espetáculo Caliban – A Tempestade” (foto acima) e ministrou ações formativas como a oficina “Vivência com A Tribo” e o Pensamento Giratório sobre “A censura no Teatro Brasileiro durante a Ditadura Militar”.

A 12ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes acontece até o dia 9 de novembro em diversos espaços da capital e busca inovar e diversificar o circuito cultural local com uma agenda que integra artes visuais, artes cênicas, literatura, dança, circo e música, incluindo expressões da cultura popular regional. E para expandir essa iniciativa, esta edição do festival celebra os 20 anos do Palco Giratório, projeto do Sesc que promove a difusão das artes cênicas no Brasil. A programação completa é gratuita e pode ser acessada https://aldeiasescguajajaradeartes.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário