quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Encontro inédito tem o Maranhão no centro das atenções musicais



De acordo com o dicionário, Caçoeira é uma “rede de pesca usada na captura de lagostas no Nordeste do Brasil”. Este é também o nome do grupo anfitrião (foto acima) do terceiro sarau da temporada 2017 de RicoChoro ComVida na Praça, que acontece no próximo sábado (18), a partir das 19h, na Praça do Renascença, com patrocínio de TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão, e realização de RicoChoro Produções e Eurica Produções.

No caso do grupo, a rede é tecida pelas cordas, couros e sopros e serve para captar sons, que vão do Choro aos ritmos da cultura popular do Maranhão, passando por diversos outros gêneros da música popular brasileira. Os pescadores de sons, que nos servem finas iguarias são um time de virtuoses dos mais destacados na cena chorística do Maranhão: Luiz Jr. (violão sete cordas), Wendell Cosme (bandolim e cavaquinho), Lee Fan (flauta e saxofone) e Wanderson Silva (percussão).

O quarteto, formado especialmente para a ocasião (mas a que apreciadores de Choro já desejam vida longa e além do projeto RicoChoro ComVida na Praça), participará de um momento inédito e histórico na música do Maranhão: será a primeira vez que as cantoras Célia Maria e Lena Machado dividirão durante um show inteiro o mesmo palco.

Cantoras de timbres e gerações distintas, mas apontadas como das mais talentosas do Maranhão em qualquer tempo, Célia Maria e Lena Machado (foto acima) já haviam se encontrado, entre outras ocasiões, em espetáculos como “Noel, Rosa secular”, homenagem coletiva pelo centenário do compositor de Vila Isabel, e durante os shows de gravação e lançamento de “Milhões de uns”, estreia do compositor Joãozinho Ribeiro em disco, além de homenagens ao compositor Antonio Vieira – ambos presentes ao repertório de sábado. Mas ainda não havia surgido a oportunidade de dividirem um show inteiro. É chegada a hora.

No repertório, um passeio entre bambas do Maranhão e do Brasil, entre os quais se destacam os compositores Antonio Vieira, Cesar Teixeira e Joãozinho Ribeiro, todos já gravados por elas, além de Chico Maranhão. Elas também trarão ao palco, amostras dos discos que estão gravando: Célia Maria o segundo da carreira, Lena Machado o terceiro.

“Célia participou do show de lançamento de “Samba de minha aldeia” [segundo disco de Lena Machado], em 2010, no Teatro Arthur Azevedo. Foi um momento muito interessante, onde a gente compartilhou a música de seu Antonio Vieira, “A pedra rolou”, que é um momento que a gente pretende repetir nesse show, e nós também nos encontramos num show em homenagem a seu Antonio Vieira na Praça Maria Aragão, e ali nós compartilhamos no palco uma música dele, “O samba é bom”, outro momento que a gente vai repetir no show. O show tem essa perspectiva mesmo, de sintonizar um pouco o repertório. Célia tem canções que ela já gravou que eu gosto muito, tem canções que eu já gravei que ela também gosta, e ela fez questão de destacar algumas e a gente preparou algumas do meu repertório também, para ela fazer junto comigo. A gente está pensando em passar boa parte do tempo do show juntas no palco”, adianta Lena Machado.

A esta celebração da boa música, sobretudo a produzida no Maranhão, soma-se o DJ Victor Hugo, pesquisador e profundo conhecedor e colecionador, dono de um vasto acervo com os mais diversos registros fonográficos de artistas maranhenses. Como a produção musical do Maranhão sempre esteve impregnada de Choro, escancaradamente ou não, como atestado desde o inventário do Pe. João Mohana até os dias atuais, está garantido, desde já, mais um sarau de encontros únicos, com as melhores conexões musicais.

Serviço
O quê: RicoChoro ComVida na Praça
Quem: DJ Victor Hugo, Grupo Caçoeira, Célia Maria e Lena Machado
Quando: 18 de novembro (sábado), às 19h
Onde: Praça do Renascença
Quanto: grátis


Nenhum comentário:

Postar um comentário