segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Alunas do município preparam espetáculo de ballet baseado em contos infantis


O grupo de ballet formado por alunas da rede municipal de ensino está intensificando os ensaios para a apresentação do espetáculo do programa 'Dançando e Educando', que será realizado pela Prefeitura de São Luís, nos dias 16 e 17 de dezembro. Intitulado "Para Ler e Dançar", a produção será baseada em histórias da literatura infantil universal, como 'Chapeuzinho Vermelho', 'Branca de Neve', 'A Formiguinha que Aprendeu a Dançar', entre outros contos. O espetáculo conta com a participação de mais de 200 bailarinas, de 4 a 14 anos e será a primeira grande apresentação pública para a maioria das alunas que integram o projeto.

Sob a coordenação geral da primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, idealizadora do projeto, os ensaios estão sendo realizados diariamente para encantar o público nos dias de apresentação do grupo. As coreografias são assinadas pela coordenadora do programa Débora Buhatem e pelos professores Milliane Moreira e Cleo Junior, bailarinos renomadas na área.

" O Dançando e Educando é um projeto pioneiro da Prefeitura de São Luís, uma inovação da gestão do prefeito Edivaldo, que oferece aos estudantes, no contraturno da rede municipal de ensino, aulas de ballet. Então se a criança estuda pela manhã ela faz as aulas de ballet à tarde e vice-versa. O programa está no segundo ano de execução. Ano passado os estudantes tiveram oportunidade de se apresentar ao público da Feira do Livro de São Luís e este ano a Prefeitura resolveu fazer um grande espetáculo, tendo em vista que os alunos já estão com dois anos de aulas práticas, teóricas, de repertório clássico e mais preparados para essa grande apresentação", disse a primeira-dama, Camila Holanda.

A adaptação das histórias infantis aos espetáculo de dança conta com figurinos especiais feitos sob medida para cada bailarina. Nos ensaios já estão sendo repassadas também informações sobre o cenário, demarcação de espaço, luzes, entre outros aspectos referentes à apresentação.

A bailarina Débora Buhatem, professora do projeto, destacou a importância social do "Dançando e Educando", como incentivo à pratica da dança clássica. "Poder compartilhar os ensinamentos que recebi ao longo da minha carreira como bailarina é uma felicidade muito grande. A dança clássica exige muita disciplina e determinação e isso percebemos que as meninas integrantes do projeto têm de sobra. Estamos orgulhosos de realizar um espetáculo tão grandioso com crianças que possuem apenas um ano de ballet. Percebemos nas crianças a empolgação e a vontade de crescer cada vez mais, pois a dança tem essa magia de trazer sonhos, objetivos e alegrias", relatou Débora Buhatem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário