segunda-feira, 23 de maio de 2016

FLAEMA e o templo do autor maranhense

Mais de 100 escritores, 10 dias respirando leitura, mais de 20 palestrantes, vários lançamentos de livros, sorteios de mais de 600 obras e uma programação cultural riquíssima estão ocupando a Praça de Eventos e a Galeria de Exposição do Shopping da Ilha durante a primeira edição da  FLAEMA – Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense,  que  vai até o dia 29 de maio, no Shopping da Ilha, com o tema O Renovo da Atenas Brasileira, no horário de funcionamento do Shopping.
A feira é definida pelos organizadores como um espaço que acolhe todas as artes, tendo a literatura como anfitriã e apresentando exclusivamente escritores e artistas com produção maranhense, valorizando os jovens talentos em todas as áreas da arte, por isso o tema “Renovo”.
“Achei que estava faltando um evento que enfatizasse  a produção maranhense, que valorizasse o autor. Por isso a programação é exclusivamente maranhense em todas as áreas. Haverá 22 jovens autores sendo que o mais novo tem 15 anos. Será uma grande festa literária com 102 escritores. Eles serão os anfitriões, mas convidamos artistas da música, do teatro, das artes plásticas. Será uma programação intensa e extensa com convidados conhecidos, outros ainda desconhecidos”, conta o idealizador e organizador da Feira, o escritor José Viegas.
A FLAEMA terá ainda as presenças de estudantes de escolas públicas, comunitárias e particulares. Além de todos esses atrativos, a organização ainda preparou sorteios de livros que serão realizados de hora em hora.  Serão 696 livros sorteados nos 10 dias de feira. 6 livros por hora e todos os visitantes poderão participar.
“Também haverá um espaço/galeria onde mais de 150 obras serão pintadas no local por vários artistas. O diferencial dessa Feira é que todos os dias haverá algo novo, um novo tema. Então o público pode ir todos os dias que haverá algo diferente sendo abordado. Nossa intenção é fazer a interação do artista das várias áreas com o público. É fazer o público se (re)apaixonar  pelos livros. Ouvir música, ver peças, ler livros, viver a cultura produzida no Maranhão”, espera Viegas.
Nos dois meses de produção da Feira, várias escolas públicas e particulares realizaram trabalhos que serão apresentados no evento. Nesta sexta-feira, por exemplo, os alunos do 7º e do 8º ano da UEB professora Camélia Costa Viveiros irão apresentar uma atividade de artes cênicas, Diálogo das Palavras, e um tambor de crioula, respectivamente, a partir das 10h.

Josué Montello como patrono
O patrono escolhido para esta primeira edição foi o escritor Josué Montello. E dentre os 102 escritores que vão participar, 9 deles serão homenageados, um por dia. O presidente da Academia Maranhense de Letras Benedito Buzar, é um deles e vai proferir a palestra Centenário dos jornalistas da AML, no dia 21, às 18h20.
Para Buzar, presidente da AML, a homenagem é mais para a Academia do que para ele. Na palestra o escritor  vai falar sobre a vida e obra dos imortais Franklin de Oliveira, Pires de Sabóia e Erasmo Dias, que estão completando centenário de nascimento.  
“O evento é multifacetado, com várias atividades artísticas e é a primeira vez que  algo é feito assim exclusivamente para o autor maranhense, privilegiando a obra do escritor maranhense. É uma honra participar e receber essa homenagem por representar a Academia. Espero que essa Feira tenha vida longa. A Academia desde o primeiro momento se integrou às atividades e estaremo lá com várias obras”, conta Buzar. 
Segundo Viegas, a escolha de Josué Montello como patrono se deu pelo fato de ter descoberto que o mesmo não tem mais obra disponível para ser comercializada desde 2002. “Se o tratamento que é dado a um escritor como Josué Montello é esse, imagina como não será com outros menos conhecidos? Então, a Casa de Cultura Josué Montello estará presente e há também o projeto de reeditar 3 obras dele. Essa Feira é um pequeno milagre que foi concebida em 2 meses e também uma maneira de chamar a atenção das autoridades que preferem destinar verbas para outras coisas e não investem na cultura”, critica.

São Luís cultural
Aludindo à Grécia Antiga e atendendo ao tema proposto, a FLAEMA apresentará um templo grego servindo de espaço para lançamentos, com recepcionistas caracterizados com roupas gregas. Durante os 10 dias de evento haverá exposição de artistas plásticos, espetáculos teatrais, caleidoscópio musical, mostra de talentos, saraus, rodas de conversa, roda de leitura, palestras, bate-papos com escritores, entre outras atividades.
 A Feira tem patrocínio do Grupo Mateus e apoio da Secretaria de Estado da Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A iniciativa é da J A A Viegas Editora, sediada em São Luís.


Saiba o que terá
Escritores conversam sobre seus livros;
Escritores farão recitais poéticos;
Projeto Escola na FLAEMA
Lançamentos
Homenagens
Momentos literários
Eventos de artes cênicas no Espaço Cultura e nos corredores do shopping
Galeria de arte ao lado do cinema
Música maranhense

Números
9 Homenageados
102 Escritores participando
29 Palestrantes
20 Horas de músicas maranhenses
26 Eventos de artes cênicas maranhenses
140m de exposição de artes plásticas maranhense



Homenageados
Ana Luiza Almeida Ferro
Dilercy Aragão Adler
Benedita Silva de Azevedo
Benedito  Buzar
Herbert de Jesus Santos
Marina Gutman Paranhos
Roberto Mauro Gurgel Rocha
Sanatiel de Jesus Pereira
Sebastião Moreira Duarte

Serviço
O quê? Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense
Quando? Até 29 de maio, no horário de funcionamento do Shopping
Onde? Shopping da Ilha
Quanto? Aberto ao público
Mais informações no site www.flaema.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário