quinta-feira, 30 de julho de 2015

RicoChoro para os amantes do choro

Um projeto para atender aos fãs do choro. O RicoChoro ComVida, uma produção da RicoMar Produções,  estreará no próximo dia 1º de agosto (sábado), às 18h, no Barulhinho Bom (Rua da Palma, 217, Praia Grande), tendo como atrações o Quarteto de Aço, formado por João Neto (flauta e flautim), Luiz Cláudio (percussão), Luiz Jr. (violões de seis e sete cordas, viola e guitarra) e Wendell Cosme (bandolim e cavaquinho). O convidado da noite será o cantor Claudio Lima, um dos mais versáteis intérpretes da música brasileira produzida no Maranhão.
“A formação do Quarteto de Aço é quase a gênese do Choro Pungado, um dos grandes acontecimentos do Clube do Choro Recebe, que incorporou em seu repertório o diálogo do choro com as manifestações de nossa cultura popular. Claudio Lima, com dois discos gravados, é um artista de extrema sensibilidade, gosto apurado, com grandes serviços prestados à música brasileira, seja por seus registros sonoros, seja pelos belos projetos gráficos que assina em trabalhos alheios”, elogiou Ricarte Almeida Santos, produtor do RicoChoro ComVida.
O projeto será mensal, porém novas datas e atrações ainda serão divulgadas. O Barulhinho Bom mudou de endereço há alguns meses. Antes localizado na Lagoa da Jansen, agora se instalou na Praia Grande. “O sucesso do projeto depende da parceria e solidariedade de um monte de gente envolvida, desde os artistas que se apresentarão a cada edição, a equipe de produção, a casa que abriga os espetáculos, patrocinadores e apoiadores e, é claro, o público, razão maior de tudo isso”, enumera Ricarte.
Além do diálogo entre o choro com os ritmos da cultura popular do Maranhão e outras vertentes musicais, o produtor também pretende ampliar o arsenal dos saraus com a presença de DJs e poetas. “O choro já provou que dialoga perfeitamente com outras linguagens musicais; por que não experimentar o flerte com outras manifestações artísticas? Vamos arriscar e ver no que vai dar”, provoca.

Clube do Choro
O RicoChoro ComVida mantém formato que estimula diálogo do choro com ritmos da cultura popular do Maranhão e outras vertentes musicais e segue no rastro deixado pelo Clube do Choro Recebe que encerrou suas atividades em 2010, após aproximadamente três anos de existência.
Órfãos daquele projeto, inicialmente sediado no Bar e Restaurante Chico Canhoto (Cohama), sempre reclamaram da ausência de um palco adequado para a fruição do choro, não obstante a resistência de grupos e experiências como o Regional Tira-Teima — o mais antigo em atividade no estado — e o Cantinho do Choro, ainda em voga. Foi para suprir essa necessidade que o produtor Ricarte Almeida Santos resolveu voltar à produção de um espetáculo mensal, nos moldes do extinto Clube do Choro Recebe.
Chorografia - Entre março de 2013 e maio passado, Ricarte Almeida Santos inventou, com o irmão-fotógrafo Rivanio Almeida Santos e o jornalista Zema Ribeiro, a série Chorografia do Maranhão, que entrevistou 52 instrumentistas de choro naturais de/e/ou radicados no Maranhão. O projeto agora está em fase de captação de recursos e um volume reunindo os depoimentos publicados no jornal O Imparcial deve sair em livro em breve, em edição da Pitomba! Livros e Discos, do escritor Bruno Azevêdo.

Serviço
O quê? Estreia do projeto RicoChoro ComVida
Quando? 1º de agosto (sábado), 18h
Onde? Barulhinho Bom (Rua da Palma, 217, Praia Grande)
Quanto? R$ 20,00
Atrações: Quarteto de Aço e Claudio Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário