Um pão com ovo, conhecido e degustado
por meio mundo, é sempre previsível, certo? Mas quando se trata da comédia Pão com Ovo, o imprevisível é o que
temos. O trio César Boaes, Adeilson Santos e Charles Jr., da Cia de Teatro
Santa Ignorância, já caminha para o quarto ano do espetáculo, mas está longe de
ter seu repertório esgotado. Eu mesma já assisti ao espetáculo em pelo menos
cinco ocasiões diferentes – sim, porque São João, carnaval, férias, final de
ano, semana santa, é sempre motivo para novas e divertidas histórias vividas
por Clarisse, Dijé e Zé Maria, ou as Marias.
Nesta temporada de Pão com Ovo – Férias, enquanto conversava com Cesar Boaes sobre o
espetáculo e tal para uma matéria, ele me dizia que havia texto novo, novas
histórias, quadros mais enxutos, inclusões de uns, exclusões de outros... mas
quando só se ouve, não se tem dimensão do que realmente se passa no palco. E
olha, o que se vê ali na hora é uma explosão de talentos. Os três atores são
incansáveis no palco. Que eles trocam de roupa e de personagem em segundos,
todos que já viram sabem, mas falo da entrega dos personagens. É incrível ver a
Dijé e pensar que fora dali é o Adeilson. O César Boaes - tenho que dizer um
segredo pra vocês: sempre que eu vejo eu lembro da Clarisse -, (risos), e da
Maria (dançando feito louca no quadro da praia)...
Pão
com Ovo – Férias,
cuja temporada terminou no último domingo em São Luís, com casa lotada todos os
dias, se mostra renovada. Com música para recepcionar a plateia, com cenas nos
cenários das casas do casal Dijé e Zé
Maria, e de Clarisse, bailarinos, música, dança. Os atores convidados especiais
Breno Nina como o filho mais novo
de Clarisse, o playboy Otávio Gabriel; e Mariano Costa, como o marido de
Clarisse; além da dupla Vitor e Bruno que em determinado momento faz a trilha
sonora para as personagens das Marias cantando as músicas Bilu, Bilu e Homem não Chora,
interpretadas por Pablo.
Novos quadros como o da festa
à fantasia em que Boaes faz cover de Daniela Mercury e Adeilson, o de Elza Soares, dão mais
agilidade à comédia que ficou bem mais enxuta e leve com quadros mais curtos, e
mostra mais ainda a versatilidade dos atores.
É isso. Sem deixar de lado a
crítica bem humorada às mazelas do estado e do país com um humor por vezes
ingênuo, outras ácido, e outras picantes, Pão
com Ovo (no teatro), Tá Bom Xerosa
(na web), ou Papo de Comadre (na TV)
é a certeza de prestigiar uma das mais bem sucedidas produções maranhenses de
comédia no teatro, costurada com muito capricho e em um linguajar que é de
matar de rir, E que venham mais
temporadas, novos textos, novos quadros, novas aventuras. O público
agradece.
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