quinta-feira, 22 de março de 2012

Voz feminina no Circo da Cidade

*Patricia Cunha


 foto:divulgação
 A vez é das mulheres. E elas comandam também no Projeto BR-135, iniciativa do Coletivo Criolina no Especial Mês da Mulher, que traz em uma mesma noite, hoje, a cantora Dicy Rocha (foto), o grupo Afrôs, a DJ Nega Glícia e Rosa Reis em participalão especial numa  festa regada a muito ritmo e qualidade musical no Circo da Cidade.
A cantora Dicy Rocha vai presentear o público com o show Rosa Semba,  título do seu primeiro CD que será lançado em meados deste ano e nome da canção do compositor Beto Ehongue.  No show dedicado às mulheres o repertório promove um encontro da musica produzida no Maranhão com gêneros musicais de descendentes africanos, o que está muito presente em seu CD.
“Esse show vem casar bem com esse projeto porque tem bem essa coisa feminina. A musicalidade africana é uma coisa que dialoga muito com as nossas influências, então nosso repertório tem essa abordagem feminina que remete aos rituais, significados, nossa cultura popular”, conta a cantora.
 Dicy Rocha estará acompanhada de banda formada pelos músicos: Isaías Alves (bateria), João Simas (Guitarra/violão), Davi Oliveira (contrabaixo) João Neto (flauta), Josemar Reis ( percussão) e nas pick ups,  Joaquim Zion.

foto:divulgação
O projeto BR-135 tem sido sensação na cidade por conta das atrações é claro, mas também da estrutura montada para os shows. A cantora Cris Campos, do grupo Afrôs (foto) diz que o grupo se sentiu lisonjeada pelo convite e que vai realizar um sonho ao dividir  o palco com a cantora Rosa Reis, uma das inspirações do grupo.
Embora seja uma festa em homenagem às mulheres  o  grupo vai apresentar um repertório livre,  misto e autoral com pitadas de poesia. Dentre as canções que serão apresentadas com musicalidade tradicional da região, unindo a pesquisa em ritmos percussivos às tendências e influências contemporâneas estão: Deusa de Xamató, Maguinha Cajuína, Preta, Majestade, Alcântara Lua Cheia, dentre outros sucessos.
Formado há pouco mais de quatro anos com  inúmeras apresentações em vários espaços da cidade, o grupo Afrôs considera a participação no BR-135 um momento muito especial. “A gente sempre teve vontade de estar com Rosa Reis que é uma referência pra gente na percussão e vamos poder dividir o palco com ela, vai ser muito bom. E nós ficamos muito felizes com o convite da Alê e da Lu porque somos parceiras deles e acreditamos nesse trabalho consistente que eles estão apresentando à cidade”, acredita Cris.
O Afrôs é formado por Cris Campos, Camila Boullosa, Camila Cutrim, Fernanda Preta, Jânia Lindoso, Melannie Carolina, Rebeca Alexandre e Tieta Macau. As músicas autorais do grupo versam sobre vários temas e a musicalidade traz ritmos como o côco, o samba e o afoxé, bumba-meu-boi, reggae, maracatu, drum and bass, samba-funk, dentre outros.

Radiola reggae
A DJ Nega Glícia que há seis anos trabalha como DJ foi convidada por Alê Muniz e Luciana Simões  para tocar no Circo da Cidade e diz que está ansiosa para sentir a energia do público. Segundo ela, que não conhece o projeto, será uma boa oportunidade para incentivar  outras mulheres a seguirem nessa profissão.
“Fui a Belém e lá tem muita DJ, já aqui onde a cidade é considerada  a Jamaica Brasileira nós não temos, mas tem mercado pra todo mundo”, conta a DJ que trabalha em 5 casas noturnas e trabalha de quinta a domingo. “No começo foi difícil essa inserção no mercado pelo fato de eu ser mulher, mas agora acho que está quase dando certo, sou bastante requisitada para trabalhos”, explica.
Já para a festa, a DJ diz que está preparando um repertório especial de reggae roots,new roots e de músicas que fazem sucesso com cantoras. “È um trabalho que já faço nas festas onde trabalho e que nessa noite vai ser mais que especial, porque é uma festa em homenagem às mulheres. Tenho certeza de que vai ser bacana”, diz a DJ.


Serviço
O quê? Projeto BR-135, com Afrôs, Dicy Rocha e Nega Glícia
Quando? Hoje, às 21h
Onde? Circo da Cidade
Quanto? R$ 10,00


*matéria publicada no Jornal O Imparcial, na edição de 22.03.2012, conforme link abaixo:
http://www2.oimparcial.com.br/flipoimp/visao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário