sexta-feira, 9 de março de 2012

O final de Mulheres de Areia (de novo)

Hoje será apresentado o capítulo final de Mulheres de Areia. Novela que já foi exibida três vezes pela TV Globo, mas que não cansamos de querer vê-la. Afinal, a novela com um elenco primoroso e uma trama recheada de recursos bem próprios de uma soap opera, é capaz de prender o telespectador conquistando gerações em qualquer época que seja reprisada.
A maravilhosa e antológica Mulheres de Areia se passa na fictícia Pontal D’Areia para onde Ruth (Glória Pires) volta depois de passar algum tempo dando aulas na escola primária de uma fazenda. Ruth volta a morar com os pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), e a irmã gêmea, Raquel (Glória Pires). Ao reencontrar Raquel, Ruth percebe que, apesar de fisicamente idênticas, suas personalidades são muito diferentes. Ruth é doce, calma e tem um bom coração. Já Raquel é egoísta, agressiva e má. Aproveitando-se da semelhança física com a irmã, Raquel planeja conquistar o namorado de Ruth, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes), que se encanta com Ruth quando a conhece em Pontal D’Areia.

Muitas situações se desenrolam, brigas, reviravolta de casais, armações, intrigas, até que no final da trama, depois de ter armado um golpe para separar Ruth e Marcos, Raquel sofre um acidente de carro e morre. Isaura, que sempre estivera do lado de Raquel, decide contar à Ruth sobre o plano de Raquel para separá-la de Marcos. Ruth flagrou Raquel na cama de Marcos e rompeu com ele, achando que mais uma vez seu grande amor a tivesse traído. Isaura revela que Raquel dopou o rapaz e deitou-se ao seu lado, querendo que Ruth acreditasse que os dois haviam dormido juntos. Ao saber da verdade, Ruth vai atrás de Marcos e conta que tudo não passou de uma armação de Raquel para separá-los. Os dois finalmente conseguem se entender e, apaixonados, terminam a novela juntos.


Minha humilde avaliação:  Ruth passa a novela inteira atrás de Marcos, até mesmo no último capítulo. Marcos por sua vez foi o mocinho mais bobo que já vi na TV. Até Totó (Tony Ramos) de Passione, de tanto ser enganado por Chiara (Mariana Ximenes), teve uma hora que reagiu. Mas Marcos foi um bobão o tempo inteiro. Um bibelô nas mãos de Raquel.
- Além da elogiada atuação de Glória Pires, que deu vida a duas personagens inteiramente distintas, mas igualmente fortes, o grande destaque da novela foi Marcos Frota. Seu personagem Tonho da Lua cativou o público e garantiu momentos emocionantes à trama. Vivianne Pasmanter também brilhou, como Malu. Culpando o pai Virgílio pela morte do noivo, a jovem tem um comportamento rebelde até conhecer o vaqueiro Alaor (Humberto Martins). Apesar de rude, Alaor consegue domar as impetuosidades de Malu, e os dois vivem uma inusitada e divertida história de amor.
Curiosidades:
- Mulheres de Areia estava prevista para estrear em junho de 1992, após Felicidade. No entanto, a gravidez da atriz Glória Pires adiou o lançamento da novela. Em seu lugar, entrou no ar Despedida de Solteiro.
- O ator Carlos Zara, que deu vida a Zé Pedro, pai de Tônia, vivera Marcos Assunção na primeira versão de Mulheres de Areia. As gêmeas Ruth e Raquel tinham sido interpretadas por Eva Wilma, e Tonho da Lua, por Gianfrancesco Guarnieri.
- A novela foi reapresentada entre 25/11/1996 e 25/04/1997 no Vale a Pena Ver de Novo.
 
Nova reapresentação em 2011/2012. Quando será que ela vai ser reprisada de novo???? rsrsrsrs.
Ficha Técnica
Autoria: Ivani Ribeiro
Colaboração: Solange Castro Neves
Direção: Wolf Maya, Carlos Magalhães e Ignácio Coqueiro
Direção geral: Wolf Maya
Período de exibição: 01/02/1993 – 25/09/1993
Horário: 18h
Nº de capítulos: 201 




Nenhum comentário:

Postar um comentário