sábado, 14 de dezembro de 2019

Folias de Natal na Rua Grande

O Reisado Folias de Natal realiza cortejo natalino pelo centro da cidade nesse sábado, dia 14, a partir das 18h. O desfile terá início na Praça João Lisboa, percorrendo o centro comercial da Rua Grande e terminando em grande festa na Praça Deodoro, onde haverá outra programação cultural.

Mantendo a tradição de reis e pastores, o Reisado leva às ruas da cidade toda a alegria das comemorações natalinas tradicionais, com a riqueza da arte popular maranhense. Personagens característicos das folias de reis e dos grupos de pastores estarão junto a personagens mais contemporâneos, mas que fazem igualmente parte das comemorações universais nesse período.
O  cortejo natalino acontece de sexta a domingo, sendo uma realização da Prefeitura de São Luís. A programação é assinada pela Fênix Produções.
No dia 23, estará presente no cortejo que haverá na Praça Pedro II, já sob a coordenação  do Estado.

HISTÓRICO
O  Reisado Folias de Natal foi criado em janeiro de 1998, tendo sido apresentado pela primeira vez no Palco Reynaldo Faray, Palacete Gentil Braga, na mostra Reisados e Outras Coisas, coordenada pelo Professor Euclides e pelo jornalista William Moraes Corrêa. Nesse mesmo ano, foi apresentado em festivas internacionais de folclore na França e na Bélgica, a convite do Conselho Internacional de Folclore (CIOFF). Em 2000, foi a vez do Festival Internacional de Praia Grande (SP) conhecer a beleza das Folias de Natal. O nome sugestivo ajudou a inspirar um musical homônimo da Xuxa, na Rede Globo, através de contatos e sondagens feitas pela produção do programa em São Luís.

Como tudo começou? O produtor William Moraes Corrêa sempre teve paixão pelos autos natalinos.  Sua família mantém as tradições do período há várias gerações, em especial seus bisavós paternos  Mestre Hermírio e Dona Maria de Lourdes. Em 1992, deu ao seu tio, mestre Waldete Cabeça Branca (cantador do Boi de Maracanã e um dos fundadores do Bloco Os Foliões) o LP Água da Fonte, da cantora Ely Camargo  (Edições Paulinas), reunindo reisados, pastores e folias de reis de várias regiões do Brasil. Um disco também foi dado a José Pereira Godão, coordenador da Companhia Barrica, da qual William também faz parte. Nascia ali o sonho de realizar um auto natalino dentro do Bloco Os Foliões.

Pela sua  liberdade festiva, pela natureza musical, pela essência e história das folias de reis, que realizam visitas a casas e presépios, William sempre foi mais afeiçoado a essas manifestações. Elementos dos pastores, pastorais e pastoris entraram como complemento.
O trabalho passou a integrar a programação natalina do Centro de Cultura Domingos Vieira Filho  a partir do ano 2000, com as bênçãos da saudosa Maria Michol. Em 2018, ajudou o Bloco Os Foliões a conquistar o Prêmio Culturas Populares, do Ministério da Cultura, e o Prêmio Qualidade e Excelência Cultural (Associação Brasileira de Liderança, São Paulo).

EM MEMÓRIA
Em 2010, o reisado perdeu seu principal incentivador, o Mestre Walmir Moraes Corrêa, presidente-fundador do Bloco Os Foliões e reconhecido como mestre da cultura brasileira. Ano depois , perderia a jovem pastora Márcia e o pastor Júnior. Em 2017, o Reisado perdeu sua grande pastora-mestra, a famosa Dona Dadá, da Madre Deus e Vila Itaqui-Bacanga. Foi ela quem introduziu no Folas de Natal o auto dos pastores. Possuía mais de 30 composições natalinas. Esse ano, elevaram-se o Professor Ciro Falcão (pastor-mestre, compostor e cantor por vários anos) e Dona Betinha, uma das maiores pastoras -guias da capita maranhense, moradora da Área da Vila Bacanga.

PARCERIAS
Ao longo de sua história, o reisado Folias de Natal já contou com importantes parcerias, como o Grupo Amigos das Artes, danças portuguesas Raízes de Portugal, Império de Lisboa e Ousadia de Lisboa, Pastoral da Terceira Idade da Uniti, Grupo Gamar, Patoral Filhos do Oriente, Grupo teatral de São Pantaleão, Companhia Rosa Branca, Companhia Baile de Caixa e Companhia Versalles. Esse ano, terá as participações especiais da Companhia Rosana Fernandes e artistas do filme Muleque Té Doido.

NOTA: Os reisados e grupos de pastores são heranças dos povos ibéricos (Portugal e Espanha), podendo ser encontrados em todos os continentes. No Brasil, ganharam características próprias na dança, na forma de vestir, tocar em cantar e dançar. Narram a viagem dos Reis Magos e dos pastores até Belém, onde nasceu o Menino Jesus.

Em breve, o Folias de Natal terá sua trajetória narrada em disco e livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário