quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Galeria Trapiche recebe duas exposições nesta sexta-feira (19)

Um dos trabalhos de Dan Frei que estará exposto na Galeria TrapicheEquipamento cultual da Prefeitura de São Luís, a Galeria Trapiche abre o ciclo de exposições de 2018 nesta sexta-feira (19), às 19h, com duas mostras simultâneas, resultado da Chamada Pública Nacional de Ocupação Artística, lançada no ano passado. 'Prelúdio das Certezas: a linearidade das indiferenças', de Dan Frei, e 'Inspiração', de Patrícia Menezes, ficam abertas para visitação até 19 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h. A Galeria Trapiche fica localizada na Avenida Vitorino Freire, em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande.
"Esta é a sexta e última edição da Ocupação Trapiche, que selecionou 12 trabalhos e atraiu a participação de artistas de todo o país com interesse em expor em qualquer categoria do campo das artes visuais. Esta mostra apresenta duas exposições do trabalho individual de linguagem de cada artista, cada um com sua história e técnicas diferentes", destacou Camila Grimaldi, diretora da Galeria Trapiche Santo Ângelo.
Segundo a diretora, o principal objetivo da Ocupação foi atender à política cultural municipal que incentiva o fomento às artes visuais por meio de atividades de circulação de obras e intercâmbio do trabalho de artistas de diferentes regiões. "No ano passado, conseguimos expor 10 trabalhos de janeiro a dezembro. Algumas aconteceram simultaneamente para preencher todo nosso espaço. O nome Ocupação foi para estimular na população a vontade de também propor novos formatos e ideias de exposição para a galeria", completou.
Para selecionar os trabalhos da Chamada Pública Nacional de Ocupação Artística foram avaliadas a criatividade, originalidade, contemporaneidade e qualidade técnica de cada proposta, bem como adequação da proposta às instalações da Galeria Trapiche, o estímulo ao conhecimento, a valorização da pluralidade social e cultural e o currículo artístico do proponente.
EXPOSIÇÕES
Em 'Prelúdio das Certezas: a linearidade das indiferenças', de Dan Frei, são retratadas as divergências sociais e o cotidiano sob uma ótica surrealista, apresentando situações de adversidade, envolvimento e contrastes, sem deixar de transmitir o lado poético. A mostra é composta por 17 obras, confeccionadas com a técnica de grafite sobre o papel, carvão e objetos modelados em argila, o que contribui para uma visão tridimensional das experiências retratadas.
Além disso, cenários e referências de São Luís são usados como ponto de partida, relacionando a distinção entre o conservador e o contemporâneo. A mostra propõe ainda a discussão sobre as relações de trabalho e outras formas de sobrevivência na cidade.
Já em 'Inspiração', de Patrícia Menezes, cores, formas e elementos compõem a exposição com imagens abstratas, indefinidas e figurativas. Entre tintas e pincéis, a artista plástica trabalha pintura sobre telas levantando questionamentos sobre sonhos, desejos, persistência e outras indagações que a movem.
A exposição conta com 20 obras de autoria de Patrícia Menezes e dos alunos do Centro de Criações Artísticas (Criart). Na entrada da galeria, um grande painel grafitado pelo artista Edi Bruzaca ilustra o caráter de vanguarda da proposta Ocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário