terça-feira, 5 de setembro de 2017

Clara Vidotti em “Múltiplas Faces”

     

         
A artista plástica Maria Clara Lemos Vidotti apresenta até o dia 15 de setembro deste ano, no Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro do Calhau, em São Luís, suas “Múltiplas Faces” – exposição que utiliza, em especial, a figura feminina e homens afeminados, com um misto de realismo e abstracionismo, para exprimir suas emoções.  
Apaixonada por arte desde cedo incentivada e apoiada pelo pai, o artista plástico Fábio Vidotti, Clara Vidotti relata que aprendeu espontaneamente mexendo nas tintas e nos materiais dele. “No começo eu queria apenas fazer algo que ele fazia também. Depois fui descobrindo o que eu realmente queria fazer, algo que vem de dentro de mim, que queima, me deixa inquieta, eu sinto que preciso pôr para fora, é uma necessidade”.  
A artista plástica trabalha principalmente com tinta aquarela e nanquim, além da junção do traço firme e as imprevisíveis nuances da aquarela, exprimindo emoções e sensações através das cores translucidas ou chapadas da tinta, ou monocromático do nanquim. “Muitos dos meus desenhos, são pessoas, um misto de pessoas que observo no meu cotidiano. Estou sempre observando as pessoas a minha volta, como sorriem, como são angustiadas, e como se portam. Na correria do dia-a-dia as pessoas tornam-se cada vez mais mecanizadas e inexpressivas, então gosto de ver o traço que ainda tem de humanidade nelas. Falta apatia, um sorriso de bom dia, um simples cumprimento”, declara.
Clara Vidotti já foi premiada em um concurso nacional, promovido pela Alcoa/Alumar, e teve o seu desenho estampado em cartões de natal, traduzidos em três línguas. Também ganhou um concurso organizado pela Boticário, em São Luís, como “o melhor desenho”. Além dos prêmios, Clara participou de várias coletâneas juntamente com os irmãos Fábio e Raphael Vidotti.
Entre os nomes que são referências na história da arte, ela diz preferir o holandês Van Gogh. “ É o artista que mais mexeu comigo e o que mais me fez pensar no que eu queria fazer e em como eu queria fazer. Nunca gostei da busca pelo realismo, ou pela perfeição. Prefiro trabalhar mais livremente com as cores e com a mistura do imaginário, do inconsciente, dos meus delírios”, refletiu.
Além de pintar e desenhar, Clara Vidotti é estudante de Artes Visuais da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). “Cursar Artes Visuais é uma soma ao meu trabalho artístico e possibilita ter mais embasamento na minha produção, além do riquíssimo material histórico das aulas, que me levaram a várias pesquisas e que me levou a produzir com mais qualidade e principalmente com mais consciência do que estou fazendo. Quero que as pessoas saibam que não estou desenhando só por desenhar, não é fazer por fazer. Quero passar sensações, emoções, conceitos e ideias através da minha arte e quero que as pessoas notem o que está ali”, enfatizou ao comentar que como todo artista quer ser reconhecida por sua arte e por ela ser identificada.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário