sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Fé, arte e cultura no Festival Halleluya



 O grupo Rosa de Saron e as cantoras Ana Gabriela e Suely Façanha são as atrações da primeira noite do Festival Halleluya que acontece de 18 a 20, na Praça Maria Aragão. Nesta 15ª edição da festa que mescla dança, teatro e grandes nomes da música católica, uma das novidades é a estrutura que será dividida em dois ambientes. Ao longo das 15 edições, o evento já alcançou um público de mais de 500 mil pessoas, 136 shows, parceria de 5 anos com Hospital de Hematologia do Maranhão (Hemomar) para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea.
Esta é a segunda vez que Rosa de Saron participa do Halleluya. O grupo está trabalhando o Álbum Essencial a primeira coletânea do Rosa de Saron em DVD, com os melhores sucessos da carreira da banda, entre as faixas, hits de sucesso como: Monte Inverno, Do Alto da Pedra, Sem Você e Folhas do Chão!
Serão três dias de festa com grandes nomes da música católica nacional. Além das atrações já citadas acima, participarão ainda Adriana Arydes, Davidson Silva, Missionário Shalom, Diego Fernandes, Gil Monteiro, Cosme, e as bandas maranhenses Shalom Roots, Parresia, entre outras. “Traremos pela segunda vez a banda Rosa de Saron e também a cantora Adriana Arydes, que com certeza vão atrair um maior número de pessoas para a 15ª edição do Festival Halleluya. Muita alegria, muita paz, um lazer saudável, 100% sem violência é o que vamos oferecer nestes dias de festa”, disse a produtora artística do festival, Adriana Garros.
Para o coordenador do evento, Janilson Guedes, o evento está sempre crescendo e inovando.  “São 15 anos de festival Halleluya na missão de São Luís e todos os anos buscamos oferecer uma experiência cada vez melhor para nosso público. Esse ano a grande novidade será a nova estrutura do festival, que será divido em dois ambientes, a Arena de Shows, na praça, com os estandes, lanchonetes e outros serviços e a Arena Cultural, onde será montado o Halleluya Adventure, estará a estrutura de coleta de sangue, os espaços de cursos, a capela e o palco do Halleluya Quero +”, explica o coordenador do evento, Janilson Guedes.
Realizado pela Comunidade Católica Shalom, o Festival já faz parte do calendário cultural da cidade de São Luís. Além da música, teatro e a dança, este ano festival trará pela primeira vez a exposição sobre a vida da Santa Madre Tereza de Calcutá, além de esportes radicais na Arena do Halleluya Adventure. No total, serão 11 atrações durante os três dias de evento.
A 15ª edição do Festival Halleluya acontece até domingo (20), quando a programação inicia mais cedo, às 15h, devido ao  encerramento do Ano Extraordinário da Misericórdia, que será celebrado por toda Arquidiocese de São Luís. O ano santo foi instituído pelo papa Francisco em dezembro de 2015, e será encerrado no dia de Cristo Rei, Senhor do Universo. 

Solidariedade
Sempre agregando campanhas sociais, este ano não seria diferente, além dos shows, o Festival Halleluya, contará com mais uma edição da campanha Sou um Doador Oficial do Halleluya, em parceria com o Hemomar, reforçando o lado social do evento com a campanha de doação de sangue. A coleta de sangue ocorrerá três dias do festival, no carro da instituição que estará disponível na Praça Maria Aragão. 
Os alimentos arrecadados este ano serão doados para o projeto de Promoção Humana “José do Egito”, desenvolvido pela Comunidade Católica Shalom no bairro da Vila Palmeira. O projeto acolhe, catequiza e insere no mundo das artes crianças em situação de vulnerabilidade social do bairro e imediações.

Madre Tereza de Calcutá
O público também vai poder conferir uma exposição no Espaço Vidas que  mostrará como foi a trajetória de Madre Tereza de Calcutá, canonizada em setembro deste ano, com textos e fotos da vida dela, desde o começo, quando ela nasce na Albânia, até a morte.
Santa Teresa de Calcutá foi uma das maiores religiosas da Igreja Católica. Nasceu na atual República da Macedônia. Consagrou-se às Irmãs de Nossa Senhora de Loreto aos 18 anos. Sua jornada de amor aos pobres iniciou em um lar infantil, na Índia, onde serviu como professora. A exposição já percorreu vários lugares ao longo de 12 anos de existência.

Programação
Sexta-feira
18h – Abertura com Santa Missa
Shows: Ana Gabriela, Suely Façanha, Rosa de Saron

Sábado
18h – Abertura com Santa Missa
Shows: Shalom Roots, Gil Monteiro, Diego Fernandes e Missionário Shalom

Domingo
15h – Abertura com Santo Terço
17h – Santa Missa

Shows: Parresia, Cosme, Davidson Silva e Adriana Arydes

Nenhum comentário:

Postar um comentário