quinta-feira, 29 de outubro de 2015

São Luís, Capital do Samba

Até o mês de dezembro o grupo Madrilenus irá transformar a ilha na capital do samba. Serão quatro eventos dentro do projeto São Luís, Capital do Samba que estreia nesta sexta-feira, 30, às 18h, no Largo do Caroçudo (Madre Deus), com o show Cristóvão Alô Brasil: Na Página da História e vários convidados especiais. Os outros shows serão nos dias 8 de novembro, 2 e 13 de dezembro, sempre com convidados diferentes.
A homenagem ao saudoso sambista é em reconhecimento à obra dele, que se estivesse vivo faria aniversário neste mês de outubro. Para o show o grupo Madrilenus, anfitrião da festa e idealizador do projeto, convidou vários músicos e artistas para reverenciar Cristóvão, entre eles amigos, parceiros e admiradores, como: Gabriel Melônio, Zé Pivó, Patativa, Chico Nô, Mestre Veloso,  Raul, Boscotô, Adão Camilo, Andréa Frazão, Neto Peperi, Peixinho, Alessandra Loba, J. Bosco, Macaé, Eudes Américo, Gutemberg J. P, Kauê Veloso, dentre outros. A direção musical é de Robertinho Chinês, Gari do Cavaco e Júlio Cunha.
“O projeto começa com essa homenagem a Cristóvão, grande nome do samba, aqui da Madre Deus e por quem nós temos uma grande admiração pelo trabalho que ele deixou. Nos dias 8 de novembro e 13 de dezembro ele acontece simultaneamente com o Tribuna do Samba e no dia 2 de dezembro é em comemoração ao dia Nacional do Samba. Em todas as edições temos vários convidados, sambista de toda a ilha para confraternizarem conosco dessa festa maior que é o samba”, assegura Silvério Boscotô vocal e surdo do grupo Madrilenus.
O Madrilenus é formado, além de Boscotô, por Jorge Luís (banjo), Júlio Cunha (violão 7 cordas), Robertinho Chinês (Cavaco), Adão Camilo (voz), Maurício (Tantan), Júnior Mamão (pandeiro) e Renan (bateria). Neste projeto terá a participação dos músicos Madson Peixoto (percussão), Vanderson (percussão), Macaé (voz e percussão) e Dinho Berg (voz).
“Nós somos filhos de Cristóvão Alô Brasil que emprenhou a Madre Deus com seus sambas. Saiu Brasil afora e levou o nome do Maranhão à mídia nacional. Daí a idolatraria do povo madredivino, daí todo o Maranhão deveria lhe render homenagens”, afirma Kauê Veloso.
O produtor  Jeovah França aponta a justa homenagem. “Pelos noventa e Três anos de luta e ora reconhecida glória, que faria se vivo fosse, por iniciativa dos seus fãs e admiradores, e em nome de todos que te o reconheceram”.
Essa é a primeira edição do projeto que para ser realizado contou com o aval da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da Antartica. A ideia é de que ele seja realizado anualmente. “Nós trabalharemos para que seja parte do calendário da cidade. O dia Nacional do Samba, nós comemoramos ano passado, este ano vamos fazer de novo com vários convidados, então estamos movimentando a cena, mostrando há 2 anos e tem sido um grande sucesso. O poder de aglutinação do público em torno desse movimento é uma realidade indiscutível”, aponta Boscotô.
Estão sendo esperadas pelo menos 800 pessoas a cada edição. O evento é aberto ao público. O próximo show será no dia 8 de novembro, com Madrilenus, Sindicato do Samba, Chico Chinês, Wilson Ilha, Giovani Frazão e Veloso.


Alô Brasil
Cristóvão Colombo da Silva nasceu no dia 12 de outubro de 1922. O nome foi devido ao Descobrimento da América e em homenagem ao navegador genovês, cujo feito histórico completou cinco séculos. Ao longo do tempo se codinominou “Alô Brasil”.
Por volta de 1941, Cristóvão começa a firmar-se como principal “puxador” e compositor do bloco Fuzileiros da Fuzarca.  Em seguida transfere-se para a Turma do Quinto. Compositor e sambista, integrou, em 1986, o Projeto Pixinguinha e naquele mesmo ano, gravou com Antônio Vieira, Lopes Bogéa e Agostinho Reis o disco Velhos Moleques. Em 1999 gravou o CD Alô Brasil, com a participação de vários intérpretes maranhenses.

Outras datas
08 de novembro – Madrilenus, Sindicato do Samba, Chico Chinês , Wilson Ilha. Giovani Frazão e Veloso
02 de dezembro – Dia Nacional do Samba
13 de dezembro – Madrilenus, Feijoada Completa, Serrinha, Eraldo, Patativa e Gogó de Ouro

Serviço
O quê? São Luís, Capital do Samba - Show de lançamento Cristóvão Alô Brasil: Na Página da História
Quando? 30 (sexta-feira), às 18h
Onde? Largo do Caroçudo (Madre Deus)
Quanto? Aberto ao público



Nenhum comentário:

Postar um comentário