sábado, 3 de outubro de 2015

Cine Sesc apresenta curtas e longas infantis na 9ª FeliS


A Feira do Livro de São Luís chega a sua 9ª edição com o tema "Cidade livre, Cidade de livros". Realizada de 2 a 11 de outubro, no Centro Histórico, este ano a FeliS traz como patrona a professora e historiadora Lourdinha Lacroix. O Sesc atua mais uma vez como correalizador do evento, disponibilizando um ambiente voltado ao público infantil com oficinas de contos e poesias, ilustração, tiras, atividades de leitura, pintura facial, além de exposições e exibições de filmes infantis. O espaço Cine Sesc funcionará nos dias 3 a 9 de outubro, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Praça Nauro Machado. A programação é gratuita.

Nos fins de semana, o Cine Sesc programou uma Maratona de Curtas para a criançada, que acontece nos dias 03, 04, 10 e 11 de outubro, das 15 às 17 horas. Nesta segunda-feira (5), o público aprecia, às 9 horas, o filme O Segredo de Eleonor do diretor Dominique Monfery. Na agenda de longas da semana, os filmes O Menino e o Mundo - Alê Abreu, O Menino da Floresta - Jean-Christophe Dessaint, Meu Amigo Storm - Giacomo Campeotto, Meu Amigo Totoro - Hayao Miyazaki, Iep! - Ellen Smit, As Férias do Pequeno Nicolau - Laurent Tirard e Zarafa - Rémi Bezançon e Jean-Christophr Lie.

 A película brasileira O Menino e o Mundo, do diretor Alê Abreu, narra a história de um menino que, sofrendo com a falta do pai, deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e seres estranhos. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

O Menino da Floresta é um filme francês, do Diretor Jean-Christophe Dessaint, lançado em 2012, no qual um jovem selvagem de dez anos, que vive em uma grande floresta com o seu pai, um bronco caçador que sempre o dizia que o mundo acabava nos limites da floresta. Para salvá-lo, decide se aventurar em um mundo desconhecido.

Do diretor dinamarquês Giacomo Campeotto, Meu Amigo Storm conta a história de Freddie, um menino que precisava de um amigo, companheiro que encontrou em seu cãozinho Storm. E aos poucos fica claro que Storm não era um cachorro comum e que assim como Freddie tinha habilidades especiais. Ambos passarão por um longo e difícil caminho para ficarem juntos.

Nathaniel, uma criança que não consegue ler, mas já conhece todos os personagens dos contos de fadas. Esse é o enredo de O Segredo de Eleonor, da diretora Dominique Monfery. No filme, as personagens dos contos de fadas saem dos livros e ganham vida, pois precisam de ajuda para sobreviver e fazer com que suas histórias sejam conhecidas pelas futuras gerações.

A poesia marca o cenário do filme japonês Meu Amigo Totoro, do diretor de Vidas ao Vento, Hayao Miyazaki. A produção retrata a magia da infância de duas meninas que se mudam com o pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está internada em um hospital. Lá, elas viverão muitas aventuras ao lado de um simpático espírito protetor da floresta chamado Totoro, que vive em uma canforeira gigante.

Iep! é a incrível história de Dôrinha, uma menina que tem asas no lugar dos braços. No filme holandês dirigido por Ellen Smit, Warre, um estudioso das aves, encontra Dôrinha na mata. Ele e sua esposa Tine, que não têm filhos, decidem criá-la. Mas no outono, Dôrinha voa para o sul e então começa uma viagem emocionante.

O conhecido menino Nicolau voltou para encantar a criançada com As Férias do Pequeno Nicolau, de Laurent Tirard. O fim de ano chegou e com ele as férias. Nicolau, seus pais e a avó decidem viajar para o litoral e aproveitar o verão. Entre a praia, o hotel e a floresta, Nicolau e sua turma irão se aventurar nessas férias inesquecíveis.

Zarafa, dos diretores Rémi Bezançon e Jean-Christophr Lie, retrata um baobá, um ancião que conta às crianças a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. O animal foi dado ao rei francês Charles X por Muhammad Ali, do Egito. Maki e Zarafa vivem diversas aventuras em uma longa jornada que vai do Sudão até Paris.

O cinema no Sesc acontece por intermédio das exibições de filmes, oficinas, festivais e mostras com o objetivo de levar o cinema para todo o Brasil e para todos os públicos. Mais informações no telefone (98) 3216 3830 ou no site www.sescma.com.br

PROGRAMAÇÃO
Sábado e Domingo (03 e 04/10)
15h às17h - Maratona de Curtas

Domingo (10 e 11/10)
15h às17h - Maratona de Curtas

Segunda- feira (05/10)
9h - O Segredo de Eleonor - Dominique Monfery
Itália, França, 2009 | 77’
14h30, 16h - O Menino da Floresta - Jean-Christophe Dessaint
França, 2012 | 95’
Terça- feira (06/10)
9h - Meu Amigo Totoro - Hayao Miyazaki
Japão, 1988 | 88’
14h30, 16h - As Férias do Pequeno Nicolau - Laurent Tirard
França, 2014 | 97’
Quarta- feira (07/10)
9h - O Menino e o Mundo - Alê Abreu
Brasil, 2014 | 80’
14h30, 16h - Iep! - Ellen Smit
Holanda, 2010 | 80’
Quinta- feira (08/10)
9h - Meu Amigo Storm - Giacomo Campeotto
Dinamarca, 2009 | 86’
14h30, 16h - Zarafa - Rémi Bezançon e Jean-Christophr Lie
França e Bélgica, 2012 | 78’
Sexta- feira (09/10)
9h - Meu Amigo Totoro - Hayao Miyazaki
Japão, 1988 | 88’
14h30, 16h - O Menino e o Mundo - Alê Abreu
Brasil, 2014 | 80’

Nenhum comentário:

Postar um comentário