sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O talento que vem da comunidade



 Artistas da comunidade
 Conexão RJ
                                         A Ministra da Cultura Marta Suplicy prestigiando o funk de Maria Furacão

 No começo do mês estive no Rio de Janeiro a convite da Ambev para presenciar o lançamento do projeto #AquiTemPalco no Morro do Vidigal. E o que presenciei foi uma cultura muito forte e a vontade daqueles moradores de  tornarem seus talentos  conhecidos, fazer extrapolar a cultura da dança, da música, das artes para além do morro.


O lançamento foi pura cultura. Logo de início uma bailarina e um capoeirista fizeram um número incrível. Foi o encontro da suavidade do balé clássico com a batida forte, melódica e peculiar da capoeira, e a fusão dos dois ritmos em um espetáculo de rara  beleza realizado por artistas do Vidigal. O dia teve ainda apresentações do grupo Conexão RJ,  do artista de beatbox Jean B., além de street dance, funk,  rap e shows dos artistas Arlindo Cruz e do grupo Arruda.

Antes de subir o Morro, que diga-se de passagem foi uma aventura incrível, assistimos às apresentações da funkeira Maria Furacão.  A subida ao Morro merece um comentário. Nunca em minha vida me imaginei no Morro do Vidigal. Éramos em 10 jornalistas e subimos de kombi com um "motorista ninja". Pq olha, para subir por aqueles becos e ruelas, só sendo mesmo um expert.  

Marina Lima, na música Virgem, fala "As luzes brilham no Vidigal/E não precisam de você...", realmente, realmente, não precisam mesmo. A vista lá do alto é um contraste da riqueza da zona sul, com a realidade do morro. Admirando o horizonte dá até para esquecer de todos os problemas que temos. 

O projeto - O #AquiTemPalco  é uma parceria da Ambev com o Ministério da Cultura e apoio da Funarte para descobrir novos talentos nas comunidades, oferecendo palcos móveis, montados em carrocerias de caminhonetes, para que artistas ainda desconhecidos possam expor seus trabalhos. 

O Morro do Vidigal foi escolhido para abrigar o projeto piloto que deverá impactar 300 mil pessoas apenas no Rio de Janeiro. O objetivo é de que a partir de 2015 o projeto alcance a marca de sete milhões de pessoas nos 1,5 mil espaços de cultura e entretenimento criados em várias regiões do país realizando pelo menos 70 mil micro eventos em comunidades. 

O projeto foi criado para estimular manifestações artísticas, fortalecer a cultura regional e descobrir novos talentos brasileiros, colocando a disposição dos artistas um para que as pessoas se apresentem e possam expressar a sua arte. 

Ao final fomos brindados com o show do sambista Arlindo Cruz e em seguida pelo pelo grupo Arruda, que tem como vocalista a niteroiense Maria Menezes, vencedor do concurso Talentos do Samba 2013, promovido pela cerveja Antarctica. 
 
 Grupo Arruda

 Arlindo Cruz

Fotos: Brenda Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário