quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A leveza de Flávia Bittencourt


Patrícia Cunha - Patrícia Cunha
Publicação: 03/09/2014 09:28
Jornal O Imparcial
 


A cantora e compositora Flávia Bittencourt conversou com a reportagem um dia após o seu aniversário, 27 de agosto. Naquele dia o trabalho para ela foi intenso. E as comemorações? Só altas horas da noite. Flávia Bittencourt estava às voltas com os ensaios para o novo show de gravação do quarto CD e primeiro DVD da carreira cujo palco será o do Teatro Arthur Azevedo, hoje e amanhã. Sendo que o show aberto para o público será apenas nesta quinta-feira (4), pontualmente às 19h. Na entrevista ela falou do atual momento, da expectativa para o show e das parcerias com os convidados que vai trazer para cantar com ela.

Alcione, Luiz Melodia, Antúlio Madureira e o Bloco Tradicional Os Feras são os convidados da cantora para o show do CD e DVD que se chamarão Leve, título homônimo de uma música inédita de autoria dela que, claro, estará nos trabalhos. Leve, segundo ela, como a vida tem que ser. “Às vezes a gente acaba carregando um fardo na vida. Essa música fala de leveza na vida. É como eu acredito que a gente tem que procurar se sentir, porque a vida às vezes a gente leva de forma pesada. O dia a dia, as obrigações, as pressões em fazer as coisas acabam te tirando o prazer da vida. A música fala que a gente precisa olhar as coisas com mais distância”, define Flávia.

Embora ela diga que esse novo CD e DVD não reflitam necessariamente o momento que está passando, ela destaca que em uma década de carreira o primeiro DVD veio no momento certo. “Estou mais madura. Pensamos muito em como seria o repertório. Estou muito segura quanto ao trabalho todo que está sendo desenvolvido, músicos, cenário. Eu estou muito feliz e espero que a resposta do público seja recíproca”, deseja.

O show terá um repertório com 20 canções, dentre elas, 7 inéditas de autoria de Flávia, algumas músicas dos três CDs anteriores, regravações de outros compositores como Fagner, Ednardo, e surpresas que ele prefere se esquivar. Aliás, a cantora se reservou a falar muito sobre o show. Prefere que o público se sinta presenteado com o que tem preparado. Mas uma das surpresas do show conseguimos que ela soltasse, será a regravação de uma música do amigo Sérgio Habibe. “Mas não posso falar...(risos). Ele não sabe. Só posso dizer que será um show longo e que vai ser muito bonito”, diz.

O show terá cenário assinado pela artista plástica Marlene Barros, figurino de Rodrigo Raposo e Direção do DVD de Jodele Larcher, que faz parte da direção do Rock in Rio, entre outros trabalhos. A equipe de músicos que estará com ela é de São Paulo, ma ela fez questão de contar com a participação de músicos maranhenses, como Rui Maranhão (sanfona), Thaynara Oliveira (violino) e Jorlielson (violoncelo), além de dançarinos que farão inserções nos ritmos do tambor de crioula.

Os convidados
Os artistas Alcione, Luiz Melodia, Antúlio Madureira e o Bloco Tradicional Os Feras dividirão o palco com Flávia Bittencourt. Alcione e Os Feras estarão com ela na música O Surdo, de Totonho e Paulinho Rezende, gravada pela Marrom. Na participação de Luiz Melodia, Flávia cantará com ele a música de autoria dele Congênito e uma de autoria dela, Lamento das Flores. Com Antúlio Madureira, Flávia tocará piano, e Antúlio a cabala, na música Assum Preto (Luiz Gonzaga).

Música com responsabilidade social
O ingresso para o show é um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão doados para a casa Sonho de Aline (em Panaquatira), da qual Flávia é madrinha há 2 anos e tem ajudado com seu trabalho musical. Recentemente, no dia 16 de agosto, ela fez um show em beneficência à Casa que atende aproximadamente 300 crianças carentes. Muitos alimentos foram arrecadados na ocasião.
“São crianças muito carentes que fazem suas refeições lá e ainda tem a oportunidade de ter aulas de computação, música, reforço escolar, dança e capoeira. É um projeto muito bonito que tem ajudado as famílias daquela área, tirando as crianças da rua e dando chance para que elas aprendam algo para a vida”, comenta Flávia.

Duas perguntas para Flávia Bittencourt

Como se deu a escolha dos convidados para o show?
“Eu sou fã da Alcione como cantora, ela é referência para muita gente. Já a conhecia, mas me aproximei quando gravávamos o Som Brasil (RJ) e falei desse projeto que já estávamos articulando desde o ano passado. Eu a convidei e ela topou. O Luiz participa do meu trabalho desde o primeiro CD, participamos do show um do outro, ele se intitulou como meu padrinho musical (risos). É muito legal ter um cara como ele como padrinho, e a gente tem um bom entrosamento no palco. Ele compôs Franqueza, em parceria com Carlos Pial, que está no álbum No Movimento e nessa música fala de São Luís, Alcântara, da nossa cultura”.
O Antúlio é de uma família de artistas do Recife que me acolheu muito bem e ao meu trabalho. Ele fabrica os próprios instrumentos, esteve no show comigo aí em São Luís e nessa apresentação do dia 4 ele, além de tocar cabala em uma música comigo, vai fazer uma homenagem a Ariano Suassuna”.

Como está a expectativa para esse primeiro DVD da carreira?
“Não existiria lugar melhor para gravar esse DVD que não em São Luís. Eu me abasteço quando me apresento em São Luís. Não será um trabalho que vou cantar só música eletrônica ou só acústico, mas ao mesmo tempo vai ter ritmos do Maranhão que sempre estão presentes na essência do meu trabalho. Vai ser muito emocionante estar com as pessoas que eu gosto, com meus amigos, fazendo esse trabalho que é importante para a minha carreira. É o momento certo. Eu estou muito feliz”.

SERVIÇO
O quê? Show de Flávia Bittencourt
Quando? Amanhã, às 19h pontualmente
Onde? Teatro Arthur Azevedo
Quanto? 1 quilo de alimento não perecível (exceto sal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário